A Diocese de Viana do Castelo vai promover, no dia 3 de novembro, uma formação para celebrar o Dia Diocesano da Música Litúrgica, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque. O evento, integrado no dia da Diocese, é organizado pelo Secretariado Diocesano de Liturgia e destina-se a todos os grupos corais.
Em comunicado enviado ao Notícias de Viana, a organização explicou que o destaque da celebração é a “apresentação do Cantoral Nacional, recentemente publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia”.
“Hoje, muito se vai discutindo qual o tipo de música mais adequada para a Liturgia”, referiu na nota o Secretariado Diocesano de Liturgia, acrescentando que J. Ratzinger afirma que “a criatividade artística e a integração de motivos profanos envolve perigos: a música deixa de ter a oração como base do seu desenvolvimento e a exigência da autonomia artística guia-a para fora da liturgia, procurando a finalidade nela própria”.
A formação visa “refletir, com firmeza, sobre o tipo de música que se canta nas igrejas e nas celebrações”.
O programa tem início pelas 9h 30 com uma sessão de abertura presidida por D. Anacleto. Já às 9h45, a cargo de Emanuel Pacheco do Serviço Nacional de Música Sacra realizar-se-á a apresentação do “Cantoral Nacional”.
Pelas 10h45 iniciar-se-ão os workshops de canto com o maestro Vítor Lima, direção coral com Emanuel Pacheco e órgão com o padre Jorge Barbosa.
No final, pelas 15h30, decorrerá a eucaristia na catedral presidida por D. Anacleto e contará com a presença de todos os corais da Diocese.As inscrições de cada grupo coral devem ser entregues, presencialmente, à Cúrio Diocesana ou através do e-mail liturgiaviana@gmail.com até dia 1 de novembro.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.