O Centro Paulo VI acolheu, nos dias 16 e 17 de novembro, um «Curso de Dinamização Ambiental» (CDA) destinado, exclusivamente, a Cursilhistas da Diocese de Viana do Castelo. A iniciativa, coordenada pelo Secretariado Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, juntou 42 cursilhistas e foi promovida pelo Secretariado do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese.
A equipa foi constituída pelo presidente do Secretariado Nacional do MCC, Joaquim Mota, e teve como diretor espiritual o Cónego, José Lopes Baptista da Diocese do Porto que apresentou os temas: “Igreja no Mundo Contemporâneo” e “Espiritualidade pela Ação”. Pelo Secretariado Diocesano, esteve ainda presente o padre Manuel José Torre, assistente espiritual Diocesano do MCC; a presidente, Conceição Ponte e; outros membros.
O curso desenvolveu-se à luz da Doutrina Social da Igreja, emanada do Concílio Vaticano II e espelhada no “Novo Catecismo da Igreja Católica”, procurando ser “um aprofundamento do conhecimento das realidades dos vários ambientes e do papel dos leigos, na inserção das realidades temporais, e como atuar com o ambiente para a sua cristianização através do testemunho de vida e do amor a Jesus Cristo que é Amor, que nos acolhe e nos ama”.
O encerramento foi presidido pelo Bispo D. Anacleto Oliveira que constou dos testemunhos dos participantes no CDA. No final, realizou-se a eucaristia que foi concelebrada pelo Cónego José Lopes Baptista, Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar e padre Manuel José Torres Lima.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.