As comunidades paroquiais de Loureda e de Cabreiro do Arciprestado de Arcos de Valdevez, confiadas ao Pe. João Araújo, receberam, nos passados dias 8 e 9 de fevereiro, a visita do Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.
No sábado de manhã, o Sr. Bispo encontrou-se com os agentes pastorais das duas comunidades e, à tarde, visitou o património local: a igreja paroquial e as capelas de S. Sebastião, de S. Bartolomeu, de N. Sra. das Necessidades e de S. Paio. Às 18h00 reuniu com os crismandos das duas Paróquias.
O Domingo iniciou-se com a Eucaristia celebrada em Loureda, onde D. Anacleto foi recebido ao som do Hino do Prelado e de uma sessão de fogo por uma criança, a Letícia, que foi recebida com enorme entusiasmo pelo Prelado, pois “o seu nome significa aquilo que eu e a comunidade de Loureda estamos a sentir neste momento: Alegria!”. Na Eucaristia, D. Anacleto anunciou que tinha uma conversa para terminar com os crismandos, porque lhes lançara um desafio no dia anterior: “Fala-me de Jesus”. A conversa terminou com o Bispo a incitá-los a continuar “a falar da pessoa mais perfumada, que é Jesus Cristo, porque há pessoas que nunca ouviram falar d’Ele, sendo essa a conversa que devem procurar iniciar com elas, deixando-as de boca aberta e atentas”.
Da parte da tarde, foi a vez da Paróquia de Cabreiro receber o Bispo ao som de cânticos e de uma girândola de fogo. Na Eucaristia concelebraram o Pe. Custódio, natural desta comunidade e o Pe. António Sousa, amigo e colaborador dela. Na homilia, D. Anacleto afirmou que “Jesus Cristo foi o primeiro surfista, tendo utilizado como prancha a Fé”, numa alegoria à passagem de Mt 14,22-33. No final da Eucaristia, o Pe. João Araújo tomou a palavra e, em jeito de despedida, agradeceu, visivelmente emocionado, a Visita Pastoral, dizendo que “a coisa mais bonita em D. Anacleto é descer do pedestal e entrar no coração das pessoas. Até parecia que se estava a viver o Evangelho ao vivo quando este diz ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’. É uma coisa formidável! Podia ser aquele Bispo que pregava o seu sermão ao povo e abanava-o, mas não! Prefere entrar no coração das pessoas”. D. Anacleto ainda teve tempo de desafiar os Crismados a organizar-se e a participar na JMJ 2022, em Lisboa. No final da Eucaristia, foi oferecido a todos um bolo comemorativo da passagem de D. Anacleto. Nesta visita, D. Anacleto teve oportunidade de crismar 33 jovens e adultos das comunidades de Loureda e de Cabreiro, que passaram a perfumar ainda mais o Arciprestado de Arcos de Valdevez.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.