Igreja Paroquial de S. João da Ribeira classificada como monumento de interesse público

A igreja de São João da Ribeira, incluindo o património móvel integrado e o adro, no Arciprestado de Ponte de Lima, foi classificada como monumento de interesse público na passada segunda-feira, dia 19 de outubro.

Notícias de Viana
29 Out. 2020 1 min
Igreja Paroquial de S. João da Ribeira classificada como monumento de interesse público

O processo de classificação do imóvel foi iniciado em 2012, mas reaberto em novembro de 2013. Conforme explicita a portaria do Diário da República referente à classificação, a “fundação da igreja de São João da Ribeira remonta, pelo menos, a finais do século x, quando o templo foi doado ao mosteiro compostelano de Antealtares, que viria a ter um papel decisivo no desenvolvimento da localidade nos séculos seguintes”, sendo que, “vestígios mais antigos que é hoje possível identificar, remontam ao período final do românico, embora o edifício tenha sido objeto de grandes alterações na época moderna”.

A igreja de São João da Ribeira destaca-se pela sintonia entre o estilo românico, expresso nas duas portas laterais e, posteriormente, na planimetria do templo e cachorrada que corre nas fachadas laterais levada a cabo no séc. XIII, em anacronia com o estilo gótico vigente, e o barroco, em que se destaca a fachada principal e a decoração interior, que datam já dos séculos XVII e XVIII.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias