Assembleia Plenária da CEP recordou D. Anacleto Oliveira e D. José Augusto Pedreira

Fátima recebeu, entre os dias 11 e 13 de novembro, a 199ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). O evento, que decorreu maioritariamente por videoconferência, refletiu, em especial, sobre “a grave situação de pandemia e os desafios pastorais da Igreja”.

Notícias de Viana
20 Nov. 2020 4 mins
Assembleia Plenária da CEP recordou D. Anacleto Oliveira e D. José Augusto Pedreira

No discurso de abertura, o Presidente da CEP, D. José Ornelas, convidou a “um olhar mais próximo sobre a realidade e os desafios do presente e as perspetivas de futuro que a crise representa para toda a Igreja”. “Esta pandemia, que paralisou e ainda continua a impedir dramaticamente o normal desenrolar das atividades da humanidade, requer atitudes e medidas de caráter sanitário, social, económico, cultural e espiritual”, disse, frisando que “certamente com falhas e de forma que deve sempre ser melhorada, a Igreja de Portugal procurou ser sinal de esperança”.

D. José Ornelas destacou ainda a última Encíclica do Papa Francisco, “Fratelli Tutti”, sobre a fraternidade e a amizade social. “Esta Encíclica de caráter eminentemente social, deve ser uma referência e um indicador de caminhos concretos para evitar o curso conflituoso e destrutivo que leva a humanidade, causando miséria, ansiedade e revolta”, considerou. Terminou a sua intervenção recordando os dois Bispos de Viana do Castelo que faleceram recentemente: D. Anacleto Oliveira e D. José Augusto Pedreira: “Sentimos muito a saudade e a falta destes dois irmãos e amigos e pedimos ao Senhor, Bom Pastor, em cuja Igreja serviram procurando imitá-Lo, que os acolha misericordioso nos Seus braços e que faça germinar e desenvolver as sementes de Evangelho que foram lançando na Sua Igreja, ao longo da vida, particularmente na Diocese de Viana do Castelo”, disse.

A Assembleia dedicou grande parte do seu tempo a refletir sobre a pandemia e os desafios para a Igreja, tendo ainda aprovado um conjunto de documentos, nomeadamente um texto sobre uma leitura da atual situação pandémica e as diretrizes sobre proteção de menores e adultos vulneráveis.

A situação da Diocese de Pemba (Moçambique), o Dia Mundial dos Pobres, a preparação da Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023, as Jornadas Pastorais do Episcopado em 2021, o Diaconado Permanente, os critérios para a atribuição dos títulos de «basílica menor» e «concatedral», e o Regulamento do Secretariado Nacional de Liturgia, foram outros dos temas abordados.

A 199ª Assembleia Plenária da CEP terminou com celebração da Eucaristia pelas vítimas da pandemia. Na homilia, D. José Ornelas recordou “aqueles que partiram como vítimas diretas e indiretas da pandemia”, não esquecendo também “quantos os acompanharam de mais perto na derradeira etapa da vida, a maior parte deles nos hospitais e nos lares, mas muitos no isolamento das suas casas”. “Se aprendermos desta epidemia a cuidar uns dos outros e, juntos, deste mundo, teremos feito justiça e boa memória dos que partiram e dos esforços de quantos os acompanharam na última etapa da vida nesta terra”, frisou.

O Presidente da CEP abordou ainda a mensagem do Evangelho. “Hoje, no meio da pandemia, celebrando a memória daqueles que partiram, Jesus vem visitar as nossas famílias feridas pela saudade – particularmente aqueles que hoje choram os seus entes queridos – e, em muitos casos, estão sob o peso de não terem podido dar-lhes a presença e a assistência que desejavam, tolhidas pelo luto que não puderam fazer e que ainda dói”, referiu. Terminou baseando-se nas palavras de Jesus em Mt 11,28: “Tende confiança e cuidai uns dos outros e vencereis esta crise como construtores de um mundo mais justo, fraterno e em paz. E sereis peregrinos de uma Nova Cidade e de um Mundo Novo, onde vos preparo o banquete da vida que não tem fim.”

Na 199ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa estiveram presentes os seus membros, o Núncio Apostólico e a Presidente e o Vice-presidente da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

Fotografia: Conferência Episcopal Portuguesa

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias