O Município de Viana do Castelo e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Lourenço da Montaria assinaram um protocolo que prevê a preparação de uma candidatura a fundos comunitários para obras de reabilitação e conservação, no âmbito do Programa “Valorizar o Património”.
De acordo com o documento, a Câmara Municipal irá proceder ao levantamento das necessidades técnicas de reabilitação e conservação da igreja paroquial de S. Lourenço da Montaria, através da identificação e mapeamento das patologias existentes e de desenhos e fotografias, preparando ainda a memória descritiva e justificativa das intervenções a efetuar e respetiva estimativa orçamental, e definindo as prioridades de intervenção. “O objetivo será a preparação de um dossier técnico e projeto de execução das obras a realizar que permitam fundamentar a realização de uma candidatura a fundos comunitários”, explica a autarquia em nota própria. Dentro do mesmo projeto, será ainda elaborado o dossier de candidatura a apresentar junto da Autoridade de Gestão do Programa Norte 2020 e da CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Segundo indica o lintel do portal, a igreja de S. Lourenço da Montaria terá sido construída em 1714. De planta longitudinal e composto por capela-mor e uma nave, o templo respeita uma interessante ligação entre os estilos maneirista e barroco.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.