Caminheiros de Viana promoveram Cenáculo virtual

Decorreu de 9 de 11 de Abril, em formato online, o 14º Ciclo de Cenáculo de Viana do Castelo, uma atividade organizada por Caminheiros, jovens adultos da 4ª Secção do Corpo Nacional de Escutas, com o objetivo de incutir a participação ativa dos jovens na sociedade e no movimento Escutista, promovendo debates de ideias e a aquisição de competências como o trabalho em equipa e a responsabilidade social.

Notícias de Viana
15 Abr. 2021 2 mins
Caminheiros de Viana promoveram Cenáculo virtual

Neste encontro, realizado em circunstâncias especiais, o Cenáculo tomou como imaginário o universo arquitetónico da escola Bauhaus, desenvolvendo as atividade através do mote “Qual é a tua a arte?”, sendo os desafiados a descobrir a sua própria arte, através das ferramentas que o Escutismo proporciona e das suas vivências pessoais.

Na noite de sexta-feira, os Artistas foram distribuídos por equipas de trabalho para os momentos do dia a seguir. Foi feita uma introdução ao tema do Encontro e ao próprio projeto Cenáculo, de forma a envolver ainda mais os participantes nesta atividade e dar-lhes a conhecer este projeto e outros projetos da região. Além disso, a Equipa Projeto promoveu um momento de consciencialização da importância do voto jovem no Escutismo e na sociedade, sendo esse um dos objetivos propostos a nível nacional.

Já no sábado, decorreram alguns momentos de fórum, onde os vários Mestres Artísticos foram convidados a dar o seu testemunho e a apresentar as oportunidades e ferramentas que os Caminheiros têm à sua disposição para agarrar e fomentar a sua vivência nesta secção. Entre estes nomes destaca-se João Armando Gonçalves, que presidiu ao Comité Mundial do Escutismo entre 2014 e 2017, e Cristina Pinheiro, Coordenadora da Equipa Nacional de Caminheiros e Companheiros. Todos os momentos de plenário convergiram num único tema, o Caminheiro, com foco nas Oportunidades, Crescimento Pessoal, a sua Fé e o Futuro. É igualmente de destacar a presença de ex-Caminheiros do CNE num momento de conversas informais e dinâmicas, onde estes oradores mostraram aos Artistas como é que através do Escutismo conseguiram alcançar as suas “Artes”: sustentabilidade, política, design, música e artes cénicas/performativas. Na parte da noite houve a oportunidade para participação na Eucaristia presidida pelo Pe. Christopher Sousa. 

Por último, no domingo, a atividade culminou na votação e aprovação das propostas apresentadas pelas equipas de trabalho dos Artistas, assim como a eleição dos Representantes para o 15º Ciclo de Cenáculo da região. Foi também assinada a Carta de Cenáculo, onde constam todas as propostas aprovadas, representando um compromisso de todos de tornar a região mais ativa e dinâmica e serem Luz de Esperança no Corpo Nacional de Escutas.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias