Cáritas Diocesana de Viana do Castelo apoiou 327 famílias em 2020

A Cáritas Diocesana de Viana do Castelo apoiou 327 famílias em 2020, o que corresponde a um aumento de 81 agregados familiares em relação a 2019. Os dados foram divulgados no relatório Balanço e Atividades de 2020, que especifica que muitas das famílias são apoiadas em regime mensal e continuado, correspondendo a um universo de 3.394 pessoas.

Notícias de Viana
2 Jul. 2021 1 min
Cáritas Diocesana de Viana do Castelo apoiou 327 famílias em 2020

Para o Presidente da Instituição, José Machado, a pandemia foi um tempo “muito desafiante e de imprevistos”, obrigando a respostas “urgentes” perante situações de emergência social. 

Durante o ano de 2020, a Cáritas fez 1.341 atendimentos sociais e registaram-se mais 123 novas famílias na base de dados da Instituição. O total dos valores associados ao atendimento social, com o pagamento de várias despesas às famílias cadenciadas, ascendeu a mais de 65.000 euros. O pagamento de alimentação, de rendas de casa e de despesas de saúde, foram os mais requisitados à Cáritas, em 2020. “Os nossos utilizadores são pessoas idosas e doentes, muitas delas a viver na solidão, com pensões ou subsídios de baixo valor; beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI); famílias estruturadas e responsáveis, mas cuja vulnerabilidade se deve à doença, ao desemprego e a baixos salários; famílias monoparentais; pobreza envergonhada; casais jovens desempregados e em início de vida, muitos sem vínculo laboral, impedidos de beneficiar do subsídio de desemprego; imigrantes de várias nacionalidades; estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), etc.”, especificou José Machado.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias