Ao som do tempo e do vento a dádiva no horizonte!

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, já dizia Camões, como se hoje fosse diferente!

Notícias de Viana
4 Ago. 2023 3 mins
Ao som do tempo e do vento a dádiva no horizonte!

Em plena “mudança de época”, como lhe apraz afirmar ao Papa Francisco, pois já ninguém se convence que estamos em época de mudanças, por mais voltas que se possam dar ao pensamento, ao tempo ou espaço que se habite, uma certeza acompanha: a vida é um dom! E, como dom foi recebido, dado. Um dom não se merece, recebe-se! E, por mais mudanças, por mais técnica, por mais IA (inteligência artificial) mudar tal realidade é entrar na ficção que apenas serve para entretimento. 

Quem estiver disposto a fazer um alto no caminho, vivendo um tempo de descanso na viagem da vida, procurando razões, partindo à descoberta de Quem é Dador e Senhor da mesma vida, dar-se-á conta que quando se entrega, quando não se reserva e vive a dádiva surge a alegria a jorros, qual fonte de água a jorrar com força a transparência que embala e faz sonhar.

Por mais mudanças, avanços ou outras andanças, a vida faz sentido quando cada um é capaz de sair da sua zona de confort e parte à descoberta do horizonte que o leva sempre mais além do que é mesquinho, do que pouco vale, do que é efémero. Nessa altura, é capaz de intuir que na medida em que se entrega sem medir, quando olha para o outro e para os outros, esquecendo-se dele próprio, então descobre que não há tempo, nem lugar no qual a vida seja mais importante que quando faz outros felizes. Aí, precisamente descobre que a sua felicidade cresce… E, se calhar apenas precisa dar um passo na direção certa, naquela que o leva ao encontro, que o coloca sempre a caminho sem estagnar no tempo, nem no espaço, abrindo brechas ou aproveitando espreitar em cada brecha encontrada, a beleza e as maravilhas que se encontram á sua volta.

Quem dera que todos, e de modo especial os jovens, em tempo de tomada de decisões e escolhas para a vida, pudessem encontrar o Sentido pleno na entrega, ao saírem de si mesmos, partindo ao encontro como Maria da sua prima Isabel.

Nesta altura vivemos uma semana fantástica através dos dias nas dioceses. É preciso sair ao encontro de tantos jovens, e menos jovens, peregrinos que vão chegando de muitos lugares e latitudes, carregados com mochilas mais diversas, contudo em muitos destes corações chega até nós um desejo: encontra o Sentido da Vida! Que cada encontro possa favorecer o encontro com o Deus da vida, Aquele que pode encher cada coração e mostrar o caminho a seguir a cada jovem. 

Que belo pode ser (e o é na verdade) encontrar famílias felizes, presbíteros felizes, leigos felizes, consagrados felizes que digam, com a vida, que vale a pena seguir o Senhor do tempo e do espaço, de Quem a Vida se recebe como dom! E, por outro lado, vivam a entrega generosa, voluntária e alegre sem ruído, mas sem hesitações. Afinal, ao som do tempo e do vento a dádiva no horizonte! 

Será sonho? Utopia? Quem sabe se um jeito de viver… Não se esqueça: “Há pressa no ar”! “Pressa da boa” como afirma o papa Francisco, pressa para anunciar o Deus de Jesus Cristo! 

Já agora, estimado leitor, que se encontra cansado destas letras, por favor não perca tempo, viva a sua vida em chave de dom… Contagie outros.

Está disposto(a)?!

Eu já vou a caminho, arregacei as mangas…  

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias