O Centro de Inovação de Vila Nova de Cerveira vai receber um reforço financeiro superior a 120 mil euros, através do projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP). O projeto envolve, também, o município espanhol de Tomiño e a Universidade de Vigo, com um investimento global elegível superior a 521 mil euros, dos quais cerca de 391 mil euros são financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Segundo a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, os fundos europeus destinados ao concelho (91 mil euros) vão “apoiar ações de empreendedorismo, incubação de empresas, inovação tecnológica e capacitação empresarial no Centro de Inovação”. Para o município vizinho de Tomiño, o projeto deverá “impulsionar o Parque Agroindustrial”, atualmente em fase de tramitação urbanística.
O presidente da edilidade, Rui Teixeira, sublinha que “é mais um passo firme na estratégia de desenvolvimento económico do concelho”, considerando que o investimento é “na inovação, no apoio às empresas e na criação de condições para que Vila Nova de Cerveira seja um território atrativo para empreendedores, startups e projetos de base tecnológica”. Sobre o impacte do projeto, acrescentou que “o reforço do Centro de Inovação de Cerveira vai transformar conhecimento em valor económico, promover emprego qualificado e consolidar a cooperação transfronteiriça como uma vantagem competitiva para o território”.
Entre as ações previstas destacam-se a elaboração de uma Agenda Estratégica de Especialização Inteligente e Transição Industrial, o mapeamento do tecido empresarial da Eurocidade e a formulação de um plano estratégico conjunto para os próximos anos. O projeto prevê, ainda, a realização de eventos de empreendedorismo e inovação à escala da Euroregião, o desenvolvimento de redes de incubação de nova geração e a implementação de tecnologias como automatização, Internet das Coisas (IoT – “Internet of Things”, na sigla inglesa) e práticas de economia circular.
A Universidade de Vigo vai colaborar na formação técnica, no desenvolvimento de competências para a especialização inteligente e na criação de um Laboratório de Inovação para a Sustentabilidade.
O projeto Eurocidade Inteligente consolida a cooperação transfronteiriça entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño, promovendo iniciativas conjuntas em áreas económicas, sociais e ambientais na região do Minho.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.