Desde agosto de 2021, foram georreferenciadas 8.832 matrizes rústicas no concelho de Vila Nova de Cerveira através do Balcão Único do Prédio (BUPi), correspondendo a uma área total de 2.270 hectares. De acordo com o comunicado da Câmara Municipal, este número representa 31% das 28.764 matrizes identificadas no concelho até 4 de janeiro de 2026.
O cadastro simplificado gratuito, inicialmente previsto para terminar em 2025, continua operacional em 2026, após decisão do Conselho de Ministros em dezembro de 2025.
O BUPi permite que os proprietários registem as suas propriedades de forma gratuita e que formalizem os direitos de propriedade, já que o registo, apenas, nas Finanças não é suficiente. O processo é feito presencialmente, com um técnico que ajuda a identificar os limites de cada terreno.
No concelho, a taxa de georreferenciação varia por freguesia: Vila Nova de Cerveira e Lovelhe (42%), Mentrestido (40%), Reboreda e Nogueira (38%), Cornes (37%), Sapardos (36%), Campos e Vila Meã (34%), Candemil e Gondar (34%), Loivo (33%), Sopo (29%), Gondarém (27%) e Covas (20%).
A nível nacional, o BUPi já está disponível em 158 municípios, sobretudo naqueles que ainda não dispõem de cadastro geométrico rústico, mostrando a expansão do sistema em todo o país. Segundo a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, “o BUPi já está disponível em 158 municípios e permitiu a identificação de terrenos por cerca de 469 mil cidadãos em todo o país”.
Até novembro de 2025, cerca de 469 mil cidadãos utilizaram a plataforma para identificar os seus terrenos, e mais de 3,2 milhões de matrizes já foram georreferenciadas em Portugal, de um total de 9,2 milhões, correspondendo a uma taxa de execução de cerca de 35%. O sistema cobre uma área significativa do território nacional, principalmente nas regiões onde grande parte das matrizes rústicas ainda não tinha cadastro tradicional.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.