Vereadores da oposição terminam mandato com apelo ao diálogo e ao compromisso com Viana

A última reunião do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo antes das próximas eleições autárquicas de 12 de outubro, ficou também marcada pelas despedidas dos vereadores da oposição, que destacaram o compromisso com a cidade, na responsabilidade política e na importância do diálogo.

Micaela Barbosa
8 Out. 2025 2 mins

Paulo Vale, que não integra a lista da AD para as próximas eleições autárquicas, afirmou que guiou o seu mandato “pela defesa intransigente dos superiores interesses dos vianenses”. “Nunca fiz da oposição uma bandeira gratuita. Estudei cada dossiê, pesei os prós e os contras e apenas depois tomei posição. Essa foi sempre a minha forma de estar: com ponderação, respeito e sentido de responsabilidade”, disse o vereador do PSD, reforçando que a sua passagem pela vereação foi uma oportunidade de crescimento pessoal e cívico.

Ilda Araújo Novo, que também não se recandidata, fez questão de agradecer o apoio dos funcionários da Câmara, destacando a “competência e isenção” com que exerceu o cargo. “Sempre justifiquei e sustentei as posições assumidas, sempre a pensar no bem comum”, sublinhou. 

E, apesar das diferenças políticas, a vereadora do CDS reconheceu “disponibilidade e empenho” na resolução dos problemas dos munícipes, considerando “uma honra e um prazer fazer parte deste executivo”.

Já Cláudia Marinho encerrou o seu ciclo na vereação com um balanço marcado pelo “sentimento de dever cumprido”. Emocionada, destacou a importância do trabalho coletivo e do compromisso com a cidade. “Servir a nossa terra é, acima de tudo, um ato de profundo compromisso com Viana do Castelo e com a sua gente”, referiu. 

A vereadora da CDU, que se despede da Câmara, mas se mantém candidata à presidência da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) nas eleições autárquicas, enalteceu ainda o “profissionalismo e dedicação silenciosa” dos trabalhadores municipais.

As intervenções deixaram um apelo unânime à continuidade do compromisso com os interesses da cidade, superando as divisões políticas. “Que mantenham sempre no horizonte das vossas decisões os superiores interesses dos vianenses, acima de cores partidárias ou estratégias”, alertou Paulo Vale. “O futuro de Viana do Castelo é uma obra coletiva”, reforçou Cláudia Marinho, enquanto que Ilda Araújo Novo destacou a importância de “soluções justas e equitativas dentro da legalidade”.

Fotografia: Viana TV

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias