Numa noite marcada por viragens históricas no poder local em várias zonas do país, Arcos de Valdevez manteve-se fiel ao Partido Social Democrata, reafirmando o estatuto de bastião autárquico do PSD desde 1976. Olegário Gonçalves foi eleito presidente da Câmara Municipal com maioria absoluta, repetindo o número de vereadores obtido em 2021.
O social-democrata conquistou 58,67% dos votos, elegendo cinco vereadores, o mesmo número de há quatro anos. Em segundo lugar ficou o Partido Socialista, com 23,91% dos votos, elegendo dois vereadores.
Os restantes partidos – Chega (11,15%), CDS-PP (1,66%) e PCP-PEV (1,17%) – não conseguiram eleger qualquer vereador para o executivo municipal.
Segundo dados do Ministério da Administração Interna (MAI), o concelho volta assim a entregar ao PSD a liderança da Câmara Municipal, num ciclo que permanece ininterrupto desde as primeiras eleições autárquicas livres, em 1976.
A nível nacional, a SIC Notícias identificou apenas 17 municípios que nunca mudaram de cor política desde o início da democracia local. Nas recentes eleições autárquicas, sete desses bastiões históricos caíram, entre eles Torres Vedras, Lourinhã, Penedono, Serpa e Santiago do Cacém, alterando o mapa autárquico e deixando ainda mais restrito o grupo de concelhos com lealdade partidária constante.
Arcos de Valdevez mantém-se, assim, num grupo restrito de sete autarquias onde o PSD nunca perdeu o poder, ao lado de municípios como Santa Maria da Feira, Boticas, Valpaços, Oleiros, Câmara de Lobos e Calheta.
Nas redes sociais, Olegário Gonçalves reagiu à vitória com uma mensagem de agradecimento. “Conseguimos eleger 5 Vereadores para a Câmara Municipal. Conquistamos 30 Juntas e Uniões de Freguesias. E subimos a nossa votação na Assembleia Municipal”, deu nota, acrescentando: “Obrigado a todos os candidatos, mandatários e a cada pessoa que fez parte da campanha. E não poderia deixar de agradecer à população de Arcos de Valdevez, que se deslocou de forma cívica para escolher em democracia.”
O presidente eleito sublinhou ainda o compromisso para os próximos quatro anos. “A grande vitória do PSD traz também uma enorme responsabilidade. Como presidente da Câmara Municipal, o meu compromisso é claro: construir um concelho de todos para todos. E tornar Arcos de Valdevez ainda mais social, sustentável, competitivo, atrativo, coeso, seguro e próximo”, concluiu.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.