O vereador Ricardo Rego poderá estar de saída da Câmara Municipal de Viana do Castelo e um dos nomes que está em cima da mesa, para substituí-lo, é Rui Sousa, atual presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, que, de acordo com a lei, não pode voltar a ser candidato por ter cumprido o limite de mandatos.
O NdV contactou o candidato do PS à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, que informou que “a lista será anunciada no devido tempo, após validação interna, nos órgãos do partido”. “A equipa atual está tranquila e comprometida em continuar a trabalhar até final do mandato, pois é essa a sua missão e dever para com os Vianenses”, salientou, considerando “estranho tanta especulação e preocupação com a lista do PS quando, na verdade, ainda nenhuma lista de oposição, ou sequer nenhum candidato de outros partidos assumiu a respetiva candidatura”.
Já Rui Sousa, questionado pelo NdV, confirmou que não vai deixar a política, mas esclarece que, embora aconteça a separação de Barroselas e Carvoeiro, não pode candidatar-se a nenhuma dessas freguesias, adiantando que, mesmo podendo, “não o faria”.
Aníbal Queirós, atual tesoureiro da União de Freguesias e presidente da Associação desportiva de Barroselas, tem sido um dos nomes apontados para dar continuidade à Junta de Freguesia de Barroselas. “Não confirmo, nem desminto essa situação. Não tenho nenhuma certeza sobre isso”, garantiu o autarca. Ainda assim, não deixou de o elogiar: “Caso o Aníbal seja candidato a Barroselas, fico contente porque é a pessoa certa. Tem um historial e um percurso ligado ao associativismo. É um líder.”
Em entrevista ao NdV, Rui Sousa negou ainda os boatos que o colocavam como sucessor de Ricardo Rego na vereação da Câmara Municipal. A posição do vereador do desporto tem sido alvo de críticas, mas não será o antigo ciclista a ocupar o lugar.
Ainda não há certezas da sua substituição, mas outros nomes possíveis são Paulo Fernandes, coordenador distrital do desporto escolar, e Maria José Guerreiro, antiga vereadora. Relativamente a esta última, enquanto que uns falam de um possível regresso ao executivo, outros falam de uma candidatura independente. Confrontada com a situação, a antiga vereadora não quis comentar.
Na mesma entrevista, Rui Sousa não fechou a porta à possibilidade de liderar uma nova freguesia. E, ao NdV, acrescentou não poder dizer mais nada sobre o assunto. “Atendendo a várias circunstâncias, ainda é cedo para falar sobre isso”, frisou, fazendo um balanço “muito positivo” dos seus mandatos. “Fizemos um trabalho de excelência. Conseguimos, a todos os níveis, que houvesse um acréscimo significativo de valências na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro”, afirmou, lembrando os trabalhos, essencialmente, os de “proximidade” que foram desenvolvidos durante os 12 anos.
Entre as freguesias disponíveis para candidaturas, uma possibilidade é a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela. O antigo cabeça de lista, José Carlos Freitas, esclareceu ao NdV que não será candidato e outros membros da lista contactados mostraram-se igualmente indisponíveis.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela poderá ser um dos grandes campos de batalha das próximas eleições autárquicas. Cronicamente vencida pela CDU, e sabendo da indisponibilidade de Helena Brito se voltar a candidatar, tem sido alvo de uma grande aposta do PS para tornar o mapa político da cidade completamente cor de rosa.
(notícia atualizada às 16h55)
Fotografia: Sérgio Pinheiro Fotografia
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.