O cabeça-de-lista da AD - Coligação PSD/CDS à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Paulo de Morais, exigiu a divulgação de uma lista atualizada das dívidas do município, denunciando atrasos “crónicos” nos pagamentos a fornecedores, associações e instituições sociais.
Na carta dirigida diretamente ao atual presidente da autarquia, Luís Nobre, o antigo vice-presidente da Câmara Municipal do Porto acusa a autarquia vianense de falta de rigor na gestão financeira, e pede que sejam tornados públicos “os pagamentos em atraso, o respetivo montante global e a identificação de compromissos financeiros sem a devida documentação”. “Transparência, não é slogan. Viana precisa de previsibilidade para que a economia local respire”, defende o candidato da AD, acrescentando que, “com os dados na mão, resolveremos isto no curto prazo”, caso vença as eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.
Segundo Paulo de Morais, a exigência surge após ter recebido “vários relatos de entidades locais”, que apontam dificuldades operacionais provocadas por atrasos nos pagamentos por parte da autarquia.
Em causa estão, segundo o candidato, “fornecedores, associações, clubes e Instituições Particulares de Solidariedade Social, que dependem do cumprimento dos prazos de pagamento da Câmara para poderem continuar a sua missão no terreno”.
O candidato da AD considera a situação “inadmissível”, e defende que o Município deve “dar o exemplo de boa gestão”, cumprindo escrupulosamente as suas obrigações financeiras.
Na missiva enviada ao atual Executivo, Paulo de Morais exige, ainda, que a autarquia se abstenha de assumir “novos compromissos financeiros até às eleições”, apelando a “respeito democrático e rigor orçamental” durante o período pré-eleitoral.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.