No dia 13 de Janeiro, no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma, o Sr. Pe. Renato Oliveira apresentou e defendeu a sua tese de doutoramento em Liturgia, intitulada «Do movimento litúrgico à reforma litúrgica do Concílio Vaticano II - Estudo histórico, em perspetiva pastoral, da realidade de Portugal (1926-1969)».
Segundo o júri que avaliou a sua tese, o Padre Renato Oliveira foi um aluno exemplar na dedicação e empenho que depositou neste trabalho que, embora académico para obtenção do título, foi amplamente reconhecido porque o seu trabalho “cobre uma lacuna litúrgica lusitana” que pretende preservar o passado para preparar o futuro.
Paciência, competência, humildade e inteligência foram alguns atributos que o júri (Prof. Ruberval Monteiro, O.S.B.; Prof. Stefan Geiger, O.S.B.; Prof. Gisueppe Midili, OCarm.; Prof. José Manuel Garcia Cordeiro) utilizou para descrever o autor bem como a sua tese. Dada a relevância da temática, o Sr. Padre Renato Oliveira foi desafiado a, no futuro, dar continuidade ao presente trabalho.
Sendo um estudo que teve por base bastantes documentos interessantes e profundos, alguns até históricos, a rigorosa análise crítica das fontes de “primeira mão”, culminou num “trabalho coerente e sério”. Foi-lhe dito que “será certamente uma grande esperança para a sua Diocese”.
Marcaram presença o Sr. Bispo de Viana do Castelo, D. João Labrador, a sua família, membros do Clero da Diocese de Viana do Castelo e da Diocese de Braga, a Vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges e alguns dos seus amigos mais próximos.
Recebeu a aprovação “Summa Cum Laude”, que significa, “com o mais alto louvor”, que constitui um motivo de orgulho para todos.
Recorde-se que, no ano de 2020, o saudoso Sr. Bispo D. Anacleto Oliveira enviou o Pe. Renato Oliveira para Roma, a fim de estudar Liturgia, no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, onde se encontrou rodeado de vários sacerdotes de todo o mundo, com o único objetivo: “voltar à Diocese para a tentar servir mais e melhor”.
Pe. Renato Oliveira, de 34 anos, é sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, tendo sido ordenado em julho de 2015. Foi diretor do Jornal “Notícias de Viana”, entre 2018 e 2020. Entretanto, também colaborou na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, foi membro da equipa formadora do Seminário Diocesano e professor no Colégio do Minho. Atualmente, é pároco da Paróquia de São Romão de Neiva, Chefe do Gabinete Episcopal, Diretor do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior; Diretor-Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica e Membro do Conselho Presbiteral.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.