A Infraestruturas de Portugal (IP) vai lançar um concurso público para a instalação de proteção definitiva da catenária (sistema de cabos que fornecem energia elétrica aos comboios) da ponte Eiffel, provisória há seis anos. A informação foi avançada durante a reunião extraordinária do Executivo municipal pelo presidente Luís Nobre, que adiantou que a empreitada terá um custo estimado de cerca de 800 mil euros.
Segundo Luís Nobre, a IP teve de desenvolver uma solução e de a submeter à aprovação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). “Espero que depois de tanta ponderação não seja algo que ponha em causa o valor patrimonial da ponte”, observou.
A ponte metálica sobre o rio Lima, com 146 anos, está, desde 2019, em processo de classificação como Monumento Nacional. “Finalmente, foi com grande satisfação que recebi a informação do presidente da IP, que me ligou. Falou-me num valor muito significativo, próximo dos 800 mil euros”, afirmou.
O autarca explicou, ainda, que, com a empreitada de modernização e eletrificação da Linha do Minho, “a catenária da ponte Eiffel está muito próxima do passeio, pondo em risco a segurança dos peões”.
c/Lusa
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.