A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura do procedimento concursal para a requalificação e ampliação do Centro de Saúde, uma obra avaliada em 2,49 milhões de euros, que prevê a criação de novas infraestruturas e a instalação de uma Unidade de Retaguarda.
De acordo com a autarquia, a intervenção tem como objetivo “reorganizar funcionalmente o Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, de forma a ampliar a sua capacidade, criar mais serviços e gabinetes médicos”.
O projeto inclui também “o alargamento da unidade de retaguarda já em funcionamento, passando das atuais 16 camas para 32”, através do protocolo com a Santa Casa da Misericórdia e Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
O município sublinha ainda que será feita a “instalação de infraestruturas e equipamentos para renovação de ar e climatização em todos os espaços”, garantindo melhores condições tanto para utentes como para profissionais.
Segundo a Câmara, “este investimento vai permitir a requalificação e alargamento deste equipamento com cerca de 40 anos de existência, de forma a melhorar a prestação dos cuidados de saúde e proporcionar aos profissionais e aos utentes um melhor serviço”.
A obra é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Componente 1 – Reforma dos Cuidados de Saúde Primários. O investimento elegível ascende a 3,31 milhões de euros, com financiamento comunitário a 100%.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.