Problemas estruturais nos dois hospitais administrados pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) têm motivado queixas de utentes e alertas políticos. O Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, enfrentam infiltrações de água, inundações e quedas de placas do teto, segundo relatos de pacientes e profissionais.
Em comunicado, a ULSAM garantiu que as obras de reparação estão previstas. “No Hospital Conde de Bertiandos, as intervenções ocorrerão assim que as condições climatéricas o permitirem. No caso do Hospital de Santa Luzia, está planeada uma obra profunda de impermeabilização da cobertura, com conclusão prevista até ao próximo verão”, referiu.
Problemas semelhantes já afetaram a unidade de Santa Luzia em janeiro de 2025, condicionando serviços como cirurgia de ambulatório, neonatologia, laboratórios de imunohemoterapia e patologia clínica, imagiologia e a urgência geral de adultos, que chegou a funcionar em contentores. A urgência pediátrica do hospital funciona há mais de uma década em contentores, evidenciando a falta de capacidade das infraestruturas.
A situação levou à apresentação de um requerimento parlamentar pelo Bloco de Esquerda, entregue à Assembleia da República e assinado pela deputada Mariana Mortágua. O documento defende que se devia “estar a caminhar para um reforço dos cuidados de saúde, com infraestruturas de qualidade e capazes de responder às populações” e questiona o Governo sobre o seu conhecimento das falhas, sobre quais os serviços mais afetados, se estão previstas obras de melhoria estrutural e qual o calendário de conclusão das intervenções, incluindo a urgência pediátrica.
Mariana Mortágua acrescentou que estes problemas “evidenciam a urgência de investimentos na infraestrutura de saúde, para garantir condições dignas e seguras tanto para os utentes quanto para os profissionais”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.