Autárquicas 2025: Rui Sousa é candidato do PS à União de Freguesias de Viana. Prioridade é a criação administrativa da freguesia de Meadela

O antigo ciclista profissional e autarca Rui Sousa, é o candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, nas eleições autárquicas de outubro. Sob o lema

Micaela Barbosa
31 Jul. 2025 2 mins

A principal bandeira da candidatura socialista será “a criação administrativa da freguesia de Meadela”, uma proposta que o candidato classifica como “legítima” e “urgente”. “O povo de Meadela nota um descontentamento generalizado. É uma freguesia que tem sido esquecida nesta união, e vamos trabalhar para a sua criação administrativa. Durante quatro anos, faltou vontade política”, afirmou Rui Sousa.

A candidatura resulta do “diálogo” com os cidadãos e do que descreve como um “descontentamento” com o atual Executivo da freguesia. “Esta é uma candidatura do povo, das pessoas e para as pessoas. Nada, nem ninguém, ficará para trás”, garantiu.

No discurso, Rui Sousa destacou outras medidas que vão integrar o programa eleitoral, atualmente em elaboração, como o lançamento de um portal digital, “Freguesia +Perto”, a implementação de um orçamento participativo jovem, e o reforço do apoio ao comércio tradicional e ao movimento associativo. “Queremos criar uma rede de ‘lojas amigas’ com programas de fidelização, descontos e animação de rua, em colaboração com as associações locais”, referiu.

O candidato sublinhou, também, a importância de uma articulação estratégica com a Câmara Municipal de Viana do Castelo. “Queremos mais proximidade e cooperação. A Junta deve ser um parceiro ativo, mesmo nas áreas em que não tem competências diretas, como a habitação”, afirmou.

O candidato à Câmara Municipal do PS, Luís Nobre, também marcou presença, e destacou a “capacidade agregadora” de Rui Sousa e o seu “perfil transformador”. “É um verdadeiro líder. Não tenho dúvidas de que esta candidatura será vencedora”, disse, elogiando o percurso de Rui Sousa no desporto, na política local e nas relações humanas.

A apresentação oficial da equipa e do programa completo está agendada para final de agosto ou início de setembro. Até lá, Rui Sousa promete continuar a ouvir a população e a construir um projeto “abrangente, participativo e realista”. “Toda a minha vida fui um homem de desafios. Este é mais um, com uma equipa de pessoas do povo, que conhece bem esta cidade e que quer trabalhar com responsabilidade e proximidade”, concluiu.

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias