A Comissão Política Concelhia de Viana do Castelo do Partido Socialista aprovou, por voto secreto, a lista candidata à Câmara Municipal nas eleições de 12 de outubro. A lista é encabeçada pelo atual presidente da autarquia, Luís Nobre, e mantém, nos cinco primeiros lugares, os atuais vereadores do Executivo.
Segundo o autarca, trata-se de uma proposta de “continuidade, mas com renovação”, que visa garantir “coesão, diálogo e representatividade”.
Além de Luís Nobre, a lista inclui António Vitorino (vice-presidente), Carlota Borges, Ricardo Rego e Fabíola Oliveira. Todos com pelouros atribuídos no atual mandato. Nos lugares seguintes surgem Ricardo Carvalhido, Tiago Rego, Raquel Amorim, Rafaela Gonçalves e Rui Sousa, que também integravam a lista socialista em 2021, embora em posições diferentes.
A partir do 11º lugar, entram três novos nomes: Renata Guisantes, Tomás Marques e Maria Antonieta Rodrigues. Paulo Alves e Manuel Luís Belo, que já tinham feito parte da lista anterior, completam os 15 primeiros lugares.
O candidato explicou que a escolha teve como critério a “proximidade com os vianenses e com as diferentes realidades do concelho”, destacando a aposta em representantes da sociedade civil, incluindo jovens e pessoas ligadas à academia e ao sector cultural.
O PS aprovou, também, os nomes para a candidatura à Assembleia Municipal, em que Ana Paula Vale irá substituir Flora Silva, que presidiu àquele órgão nos últimos 16 anos. “É uma personalidade com um percurso notável, que traduz a nossa aposta no envolvimento da academia com o tecido económico e social do concelho, mas também na inovação contínua e na valorização do conhecimento como matriz de desenvolvimento e cidadania”, sublinhou Luís Nobre.
Segundo o partido, a lista reflete uma “avaliação positiva do mandato atual”, e é apresentada como uma equipa com “conhecimento profundo do território” e preparada para “lidar com os desafios do futuro”.
O PS vai concorrer em Viana do Castelo com listas próprias a 14 Assembleias de Freguesia e apoiar 14 listas independentes, num total de 28 candidaturas às 30 Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.