No documento elaborado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e aprovado pelo Papa Francisco encoraja “as Igrejas particulares a valorizar a celebração diocesana da JMJ, como uma ocasião para programar e realizar com criatividade iniciativas que manifestem que a Igreja considera a própria missão com os jovens «uma prioridade pastoral decisiva na qual deve investir tempo, energias e recursos»”. O Santo Padre deseja que, neste dia, a Igreja Universal coloque os jovens no centro da atenção pastoral, reze por eles, faça gestos que os tornem protagonistas.
No final da celebração eucarística na Solenidade de Cristo Rei em 2020, o Papa Francisco quis dar um novo impulso à celebração da JMJ nas Igrejas particulares e anunciou que, a partir de 2021, esta celebração, tradicionalmente realizada no Domingo de Ramos, acontecerá no Domingo da Solenidade de Cristo Rei. Tendo em conta esta nova realidade, o CDPJ decidiu que o Dia Diocesano da Juventude (XXII Viana Jovem) será celebrado em todos os arciprestados da Diocese no fim-de-semana 20 e 21 de novembro sobre o mote “Levanta-te e Testemunha”. Pretende-se desta forma revitalizar a pastoral juvenil nos arciprestados, com a formação de grupos de jovens, congregar os jovens, desafiá-los à missão e torná-los protagonistas.
Na mensagem do Papa Francisco aos jovens “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” renova o convite a tomar parte nesta peregrinação espiritual que nos levará à celebração da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa no ano de 2023 e espera “que todos nós possamos viver estas etapas como verdadeiros peregrinos e não como turistas da fé!”
