Nas eleições autárquicas recentes, a Iniciativa Liberal (IL) alcançou um marco importante no distrito de Viana do Castelo, especialmente na cidade capital, onde conseguiu eleger um membro para a Assembleia Municipal, Marta Von Fridden.
De acordo com os dados oficiais, a IL obteve um total de 1,28% dos votos no distrito, somando 1.901 votos. A maior expressão do partido deu-se em Viana do Castelo, com 2,68% (1.373 votos), seguida por Ponte de Lima, onde a IL conseguiu 1,86% (528 votos). Nos restantes concelhos do distrito, a IL não apresentou candidatos.
Este resultado representa uma evolução significativa em relação às eleições de 2021 no Alto Minho, quando a IL conquistou apenas 0,59% dos votos, totalizando 836 votos.
O Grupo de Coordenação Local da IL de Viana do Castelo descreveu o resultado como “uma verdadeira vitória”. “Fizemos um resultado histórico e conseguimos cumprir o nosso objetivo nesta eleição autárquica — a eleição do primeiro deputado municipal em Viana do Castelo”, lê-se numa publicação nas redes sociais.
O partido destaca as suas prioridades: mais transparência, mais investimento, e mais habitação e mobilidade. “Estamos comprometidos em tirar Viana do Castelo do contexto de interioridade que hoje apresenta. Faremos uma oposição séria, construtiva e responsável, tendo como prioridade os interesses dos vianenses e o futuro da região”, garantiu.
A IL agradeceu o voto de confiança dos eleitores, salientando que conseguiram “crescer 60% na eleição para a Câmara Municipal e 70% na Assembleia Municipal”, o que “é um sinal claro da vontade dos vianenses em transformar a forma de fazer política na cidade”.
O candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Duarte Antunes, também comentou os resultados e afirmou que há “uma Viana mais liberal” e “futuro”. “Subimos 60% o número de votantes na IL relativamente às últimas autárquicas. Passamos a ter representação na Assembleia Municipal, com a eleição de um deputado. Fizemos uma campanha séria, digna e leal com todos os candidatos”, enumerou, sublinhando que as propostas apresentadas foram “claras, assertivas e bem estruturadas”. “A abstenção, em Viana do Castelo, diminuiu cerca de seis pontos percentuais, sendo inferior à média nacional e, para isso, estou certo de que muito contribuímos”, considerou, reconhecendo que, embora o desempenho tenha sido positivo para um partido que está a dar os primeiros passos nas autárquicas, “há ainda muito por melhorar”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.