Luís Arezes, candidato do Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, considera que o concelho enfrenta atualmente “graves problemas”, com destaque para a “imigração excessiva e ilegal”, o “urbanismo desordenado”, a “gentrificação que afasta os residentes” e o risco de perda de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O candidato sublinhou que “há uma ausência de qualquer estratégia para a cidade e concelho” ao longo dos cerca de 30 anos de governação socialista, sobretudo nos últimos quatro. “A realização de projetos desajustados e a tomada de decisões de fim de mandato que não são aceitáveis” são algumas das críticas que apontou.
Luís Arezes acrescentou ainda que “a gestão financeira da autarquia carece de transparência” e que “o aumento dos custos com pessoal, uma marca da gestão socialista, compromete os futuros investimentos do município”.
O ADN promete ainda “soluções” para diversas áreas, entre as quais “a prioridade na reabilitação da rede viária, proteção ambiental, ordenamento urbano transparente, controlo da imigração, reforço da segurança pública e o combate à especulação imobiliária”.
Uma outra medida prende-se com a cadeia de Viana do Castelo cuja intenção do partido é “exigir a extinção da cadeia para transformar o espaço num polo de acolhimento e apoio para crianças e idosos”.
Luís Arezes concorreu em 2024 às legislativas pelo círculo de Braga, então como candidato da Nova Direita.
Natural e residente em Barcelos, com 58 anos, o cabeça-de-lista é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho.
Atualmente, é consultor nas áreas de recursos humanos, comunicação e serviços digitais, já desempenhou funções comerciais e técnicas no Banco Comercial Português e integrou o Conselho de Administração do SAMS-Norte durante cerca de quatro anos.
Nas legislativas de 2024, concorreu pelo círculo eleitoral de Braga pelo partido Nova Direita. Agora, lidera “a primeira candidatura a nível concelhio do ADN” e tem como meta eleger “pelo menos um vereador, além de deputados para a Assembleia Municipal e para a União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela”.
c/ Lusa
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.