Depois de concluir o Palco das Artes, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar com uma reabilitação profunda do Mercado Municipal, um edifício com mais de 30 anos, situado no centro da vila.
O projeto foi apresentado e aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 31 de julho, estando a abertura do concurso público prevista para meados de agosto. O início das obras está agendado para o final deste ano.
A proposta foi previamente apresentada aos comerciantes do mercado, no final de junho, durante um processo de auscultação pública. Segundo a autarquia, a intervenção visa tornar o mercado “mais moderno, funcional, dinâmico, acessível, inclusivo e ambientalmente sustentável”, respeitando o património e a identidade local. “Queremos que o Mercado continue a ser um ponto de encontro para a comunidade, mas com melhores condições de funcionamento e de conforto”, afirmou o autarca Rui Teixeira.
O projeto contempla a recuperação dos elementos arquitetónicos originais, a correção de patologias estruturais em coberturas, paredes e pavimentos, e a reorganização dos espaços, para garantir maior fluidez na circulação de pessoas e mercadorias, com especial atenção a acessibilidade e segurança.
Além disso, o plano inclui a integração de soluções sustentáveis, como a utilização de materiais ecológicos, o aproveitamento da luz natural e a instalação de sistemas de energia renovável. “É uma intervenção que pretende, também, reduzir a pegada ambiental do edifício e melhorar a sua eficiência energética”, explicou Rui Teixeira.
O investimento total é de 1,2 milhões de euros, dos quais 924 mil euros são cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Norte 2030, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.