A Câmara de Melgaço lançou um concurso público para reabilitar o interior do Convento de São Salvador de Paderne por pelo menos 1,35 milhões de euros. De acordo com o anúncio, publicado no Diário da República, o prazo de execução estipulado é de um ano.
A igreja de Paderne, também conhecida como igreja do Divino Salvador ou ainda igreja do Convento de Paderne, está classificada como monumento nacional desde 23 de junho de 1910.
Em julho de 2023, quando ficou concluída a primeira fase da empreitada, centrada no exterior e relativa ao investimento municipal de um milhão de euros, o presidente da autarquia, Manoel Batista, apontava a necessidade de avançar com intervenções “mais profundas ao nível do interior, de forma a concluir o projeto integral de conservação, restauro e requalificação de todo este património”.
Em comunicado divulgado na ocasião, o município apontava que a segunda fase da obra implicava a conservação e restauro do valor artístico que existe em cada parede, escultura, azulejo, teto policromo e retábulo, para além de novos equipamentos de iluminação, renovação do presbitério e do mobiliário litúrgico.
A intenção era também implementar um novo sistema de luminária e sinalética de emergência, telecomunicações, sistema de som, novo circuito de tomadas, colocação de meios de primeira intervenção de combate a incêndio, sinalização de emergência, sistema de intrusão e de vigilância.
c/ Lusa
Fotografia: Município de Melgaço
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.