“O Professor da Comunhão”

O professor Manuel Moreira da Costa Santos nasceu em Ribeirão, Famalicão, a 11 de março de 1944. Estudou nos seminários da arquidiocese de Braga, ordenado sacerdote em 1967 e enviado para Roma estudar Dogma, onde se especializou em Teologia pela Universidade Gregoriana em 1969.

Notícias de Viana
11 Nov. 2019 2 mins
“O Professor da Comunhão”

De regresso a Portugal foi professor e diretor espiritual do Seminário de Santiago e professor no Seminário Conciliar, onde lecionou diversas disciplinas da área da Teologia. Foi um dos professor-fundador do Instituto Superior de Teologia de Braga e mais tarde professor do Centro Regional de Braga da Universidade Católica. Foi professor de algumas centenas de alunos que por estas instituições foram passando, ao longo dos anos, sendo sempre apontado como um dos professores que mais horizontes abria aos seus alunos na relação existente entre a Teologia e a Literatura. Além disso, tornou-se naturalmente um inovador da Teologia em Portugal depois do Concílio.

No passado dia 06 de julho foi homenageado pelos seus alunos e colegas, no Instituto Católico de Viana do Castelo, fazendo justiça em vida ao dom da humildade que marca este professor. O professor que deixou marcas em todos os seus alunos, facilitando o acesso às bibliotecas e autores. Um poliglota que instiga ao progresso. Mas, mais do que isso, o professor que se tornou um amigo para todos aqueles que marcou, Homem grande que facilitava caminhadas e sabia repousar no acontecido, sempre voltado para o futuro e apelando os seus alunos para o futuro; um futuro sem medo com fundamentação; um futuro onde todos teriam um lugar merecido pelo conhecimento adquirido e praticado.

Um homem altamente paciente e indagador, marcado pela humildade e diálogo, sabendo sempre a forma mais discreta de se fazer presente, mas apelativo. O homem que deixou em muitos dos seus alunos(as) a certeza de que a Igreja é Comunhão; onde todos têm o seu lugar e o seu caminho a percorrer; onde no dar se recebe e na partilha se enriquece.

As suas bodas de Ouro presbiterais (2017) prestaram-se a uma amostra dos seus muitos alunos(as). Dedicados hoje à lecionação e à investigação, alguns elaboraram artigos da sua especialidade e em homenagem, demonstram que o professor produziu fruto abundante. Foi também nesta homenagem em Viana do Castelo apresentado o livro editado pela ed. Paulus, “Igreja Comunhão”, sob a coordenação do Prof. Doutor José da Silva Lima, e resultado singelo de tamanha riqueza recebida do Dr. Costa Santos. A riqueza de que cada um vive em comunhão em regime de sinodalidade, alicerçado na Palavra sempre nova que sustenta a esperança.

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias