Vila Nova de Cerveira aprova orçamento de 29,9 milhões para 2026, com subida de 12,6% impulsionada por fundos europeus

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por maioria, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2026. O valor global atinge 29,9 milhões de euros, mais 12,6% do que em 2025, um aumento que a autarquia atribui, sobretudo, à execução de projetos financiados por programas como o PT2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Micaela Barbosa
2 Dez. 2025 1 min

O documento estabelece as prioridades do Executivo para o início do mandato 2025-2029 e, de acordo com o município, não inclui “receitas virtuais” nem medidas que impliquem maior endividamento.

Entre os principais investimentos estão 5,7 milhões de euros para o programa 1º Direito (habitação), 1,2 milhões para a requalificação do Mercado Municipal, um milhão para intervenções em património imobiliário, e 881 mil euros para obras no Centro de Saúde. A expansão das redes de saneamento em Sapardos e Cornes totaliza cerca de 1,2 milhões de euros, enquanto a beneficiação da rede viária está orçada em 760 mil euros.

Na área da educação, o plano prevê 507 mil euros para a ampliação do Centro Escolar Norte e 370 mil para a requalificação do Centro Escolar de Covas. Estão, ainda, contemplados investimentos em eficiência energética (315 mil euros), equipamentos desportivos e de lazer (300 mil) e projetos de digitalização municipal (199 mil).

O orçamento contempla, também, despesas relacionadas com a XXIV Bienal de Arte de Cerveira, que regressa em 2026.

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias