Viana do Castelo transforma bibliotecas em palco de criatividade e debates sobre redes sociais

Entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição do projeto cultural “Contornos da Palavra” envolve 11 mil alunos, professores e famílias de 56 escolas do concelho de Viana do Castelo em atividades que vão da literatura ao teatro, da arte às ciências, incluindo debates sobre redes sociais e cidadania digital.

Micaela Barbosa
13 Fev. 2026 2 mins
Legenda da Imagem:

Biblioteca MAIOR

Este ano, o projeto decorre sob o tema “Ser Biblioteca para além das Estantes”, refletindo a visão contemporânea da biblioteca como espaço vivo de aprendizagem, criação e cidadania. Destinada a alunos do pré-escolar ao ensino secundário, a iniciativa leva às escolas sessões presenciais que complementam os currículos e promovem o gosto pela leitura e pela aprendizagem.

Entre os destaques estão encontros com escritores e ilustradores, como Pedro Seromenho, Zita Pinto, Gabriel Guimarães e Afonso Reis Cabral, sessões de contadores de histórias, espetáculos de teatro e poesia, oficinas de escrita e ilustração, e palestras sobre cinema e ciência ambiental.

Em colaboração com as Bibliotecas Escolares, realiza-se no dia 21 de fevereiro o Encontro de Bibliotecas Escolares, na Biblioteca Municipal, com painéis de reflexão, oficinas presenciais e momentos culturais, reunindo investigadores, professores, artistas e especialistas de diversas áreas. Entre 23 e 26 de fevereiro, quatro painéis digitais abordarão temas como literatura e cinema, interculturalidade, ciência cidadã, arte e filosofia.

Uma novidade desta edição é a sessão “Redes Sociais: um mar de oportunidades e riscos”, dirigida a alunos do ensino secundário e encarregados de educação dos Agrupamentos de Monte da Ola e Barroselas, marcada para 20 de fevereiro. O debate aborda bem-estar, segurança online e cidadania digital, respondendo a um tema cada vez mais relevante para jovens e famílias.

O projeto, distinguido em 2025 com o Prémio Autarquia do Ano / Grupo Mosqueteiros, na categoria Cultura e Património – Literatura, reforça o papel das bibliotecas e da leitura na formação crítica e artística da comunidade educativa vianense, tornando-se uma referência cultural na região. 

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias