Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo celebraram, no Centro Cultural de Viana do Castelo, o seu 245º aniversário. Segundo o comandante, Ricardo Fernandes, no ano de 2024, o aumento das intervenções cresceu 30% face a 2023.
São o terceiro corpo de bombeiros mais antigo do país. Celebraram mais um aniversário numa cerimónia que reuniu mais de meia centena de entidades e incluiu a imposição de Medalhas de Assiduidade 25 e 30 anos, e a imposição de Medalhas de Serviços Distintos.
Em comunicado, a autarquia assegura que tem feito “um esforço no rejuvenescimento da corporação e na modernização dos meios existentes, investindo mais de 3 milhões de euros anuais em Proteção Civil, sendo mais de 2 milhões destinados à corporação de sapadores”.
Perante o corpo ativo de 75 elementos, Ricardo Fernandes assumiu que “estas mulheres e homens, aqui em parada, diariamente colocam em tudo o que fazem o máximo que têm, constituindo assim o principal ativo da Companhia de Bombeiros Sapadores”. “O trabalho por vós realizado é insubstituível, imprescindível e fundamental para a segurança e o bem-estar da comunidade. A responsabilidade de uma disponibilidade permanente para intervir em situações de emergência exige coragem, dedicação e um compromisso profundo para com o serviço público”, frisou.
O comandante evidenciou ainda que o “forte crescimento” sentido no Município, do turismo à indústria, acarretaram, direta e indiretamente, contínuos desafios à atividade de proteção e socorro.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, explicou que o crescimento do número de intervenções dos sapadores é “natural” porque “a Proteção Civil, nas suas diversas dimensões, é cada vez mais distinta e exigente”.
Já o diretor nacional de Bombeiros, Albertino Ventura, considerou que “a missão dos bombeiros é exigente, árdua, muitas vezes arriscada, mas é uma missão para a qual nunca falta a coragem”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.