Viana aprova mais de 50 mil euros para restaurar três espaços religiosos

O Santuário da Agonia, a Capela do Crasto e Igreja de Santa Leocádia vão ser alvo de intervenções de restauro, num investimento superior a 50 mil euros.

Notícias de Viana
21 Mai. 2025 1 min

A proposta, em reunião ordinária de executivo, insere-se na 2ª fase (2025) do programa “Valorizar o Património”, que integra apoio financeiro para beneficiação de três espaços religiosos do concelho.

O protocolo, a estabelecer com a Confraria de Nossa Senhora d’Agonia, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, prevê um apoio financeiro de 32.000 euros para a segunda fase da conservação e restauro da nave do Santuário de Nossa Senhora da Agonia.

Para São Romão de Neiva, foi aprovado um apoio de 12.000 euros, a estabelecer com a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, no âmbito da instalação de guarda corpos exteriores junto às mesas de madeira, requalificação do pavimento, colocação de duas portas na capela da Senhora do Crasto.

Com a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Leocádia, na União de Freguesias e Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia, Moreira) e Deão, um apoio de 6.900 euros para lavagem e tratamento das fachadas das Igreja Paroquial de Santa Leocádia.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias