Verbos que movem!

Isabel Lemos
10 Fev. 2025 3 mins
Irmã Isabel

Hoje quero partilhar contigo, sim com-tigo, o que baila nas letras que escrevo!

Cada pessoa é única e irrepetível, quase não o dizemos e o pressupomos quase sempre, contudo é necessário tomar consciência desta realidade para que não seja mais uma ideia bonita que permanece arrumada nos escritos dos grandes pensadores. Torna-se fundamental dar espaço ao pensamento, de modo particular para tomar consciência, do que cada pessoa é e está chamada a ser, do que podemos ser quando somos capazes de sair de nós mesmos e ir ao encontro dos outros, reconhecendo que precisamos do outro e (do Outro!) e que a vida ganha sentido novo e renovado quando somos capazes de pensar em nós e reconhecer que a passagem do eu ao nós nos torna irmãos!

Afinal há verbos que movem e nos movem ao crescimento, a dar o melhor de nós mesmos, à escuta e à resposta tantas vezes ousada e profética, repleta de sonhos que impelem e interpelam e, uma e outra vez, movem a dar saltos esperançados, ainda que sobre a incerteza, a radicalidade ou até no vazio, sem seguranças, sem esperar nada em troca. Afinal há mesmo verbos que movem!

Senão, vem comigo e faz uma paragem no teu dia, escolhe o lugar e o momento. Imagino que já deste conta dos três verbos aqui presentes…

Agora imagina ou simplesmente faz memória… A tua vida (e, claro a minha também) só tem sentido quando é entendida como dádiva, como dom. Recebemo-nos, somos dom e o dom não é para ficar guardado, mas para partilhar, ser oferecido.

E, que tal se te reconhecesses como dom maravilhoso de Quem te ama e criou por amor, não por necessidade?

E, que tal se escutasses que te chama à vida e a uma vida com sentido, e esta se permanecer fechada perde-o!

Há verbos que movem!

Quem se sente amado, certamente sente-se chamado a uma missão. E, a missão é sempre concreta. Queres permanecer sentado e seguro nas tuas certezas ou preferes deixar-te mover e lançar-te à intempérie que te faz nascer de novo para vislumbrar o que nem podias imaginar?!

Neste momento podia dar-te muitos exemplos de homens e mulheres que arriscaram (e arriscam) tudo, buscando o Sentido das suas vidas e passaram, e passam, a vida na aventura da descoberta de um horizonte bem maior do que podiam sonhar… Se calhar teria sentido se te fosse falar sobre os consagrados, todos os consagrados…

Podia contar-te muitas histórias, mas certamente não teria a força da tua experiência diante de verbos que movem!

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias