A Câmara Municipal de Valença vai avançar com o projeto “Este é o Caminho 2.0”, que prevê a requalificação do Albergue São Teotónio e a melhoria das condições do troço do Caminho de Santiago no concelho. O investimento, financiado pelo Turismo de Portugal, ronda os 475 mil euros.
Segundo a autarquia, “o grande volume deste valor vai ser aplicado numa obra de fundo no Albergue São Teotónio”, enquanto “a demais verba vai ser aplicada na melhoria das condições de mobilidade, segurança e conforto” no percurso local do Caminho.
O Albergue São Teotónio, que funciona desde 2005, é descrito como um “ponto de paragem obrigatório para quem faz os vários percursos do Caminho Português para Santiago que confluem em Valença, bem como para quem percorre os Caminhos de Fátima”. A intervenção no albergue abrange “toda a área e estrutura do edifício, melhorando os espaços comuns e reforçando a capacidade da infraestrutura, com a sua ampliação, o que permitirá acolher até 69 peregrinos”.
A assinatura do contrato-programa decorreu em Coimbra e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e do ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O projeto “Este é o Caminho 2.0” pretende “valorizar o percurso do Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, promovendo o turismo religioso e de natureza”. Além de Valença, esta iniciativa contempla intervenções em Paredes de Coura, Ponte de Lima e Barcelos, e será executada no âmbito da linha de apoio + Interior Turismo, do Turismo de Portugal.
A autarquia destacou ainda que a intervenção pretende criar “um ambiente seguro e acolhedor para os peregrinos”, fortalecendo o legado cultural e turístico do Caminho de Santiago no território.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.