A reconstrução do Baluarte de São José, na Fortaleza de Valença, que colapsou a 1 de janeiro de 2023, entrou agora na reta final, com a reabilitação do segundo troço da estrutura em curso.
Sob a supervisão técnica da Unidade da Cultura da CCDR-Norte e da Câmara Municipal de Valença, de acordo com a autarquia, “os trabalhos avançam com o rigor que um monumento classificado exige”. “A recuperação desta estrutura histórica respeita integralmente as características originais da construção setecentista”, assegura, frisando que salvaguarda o valor histórico e patrimonial. “Neste momento, decorre a reconstrução do segundo pano de muralha, localizado no tardoz da cortina, paralelamente aos trabalhos de aterro da vala de fundação, operações técnicas essenciais para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura”, explica, acrescentando que “também se está a proceder à recolocação do friso e restante aparelho que remata o topo superior do pano da primeira cortina”.
A empreitada, iniciada no verão de 2024, tem um prazo de execução de 270 dias e representa um investimento na ordem dos 1,3 milhões de euros, com financiamento assegurado pela Direção-Geral das Autarquias Locais e pelo Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.