Um Natal Sustentável: As iniciativas que Viana do Castelo e outras cidades têm vindo a realizar

Nuno Lemos
7 Nov. 2024 4 mins
Nuno Lemos

O Natal está a chegar, e as cidades começam a preparar-se para esta época festiva. As ruas enchem-se de luzes, as praças transformam-se com feiras e mercados, e o espírito natalício envolve os espaços urbanos. O objetivo é criar uma atmosfera mágica que convide as pessoas a passearem e a vivenciarem o espírito natalício nas ruas das cidades. No entanto, é também uma época marcada por consumos excessivos que podem impactar o meio ambiente. Em resposta a esses desafios, várias cidades têm adotado práticas e iniciativas sustentáveis com vista a atingir um equilíbrio entre a celebração natalícia e a responsabilidade ambiental.

Iluminação LED: Um Brilho Sustentável

A cidade de Madrid, este ano, irá recorrer exclusivamente à iluminação LED, uma medida que permite reduzir significativamente o consumo de energia. Como parte de uma iniciativa especial, foram ainda integrados designs criados por crianças, promovendo a participação da comunidade no espírito festivo.

Na cidade de Viana do Castelo, desde 2022 que a iluminação natalícia tem-se expandido por mais locais da cidade sem existir um aumento significativo do consumo de energia. De acordo com o município, esta poupança é conseguida graças à utilização de luzes LED e a uma gestão cuidada dos horários em que a iluminação permanece acesa.

A Árvore de Natal

Em 2021, a cidade de Bordéus, substituiu a utilização da árvore natural por um projeto alternativo. O município apresentou uma instalação artística que simula uma árvore de Natal, construída inteiramente com espelhos e vidro reciclado, num projeto que alia criatividade e sustentabilidade.

Já na cidade de Viana do Castelo, o município tomou em 2018 a decisão de abdicar da iluminação da sua emblemática araucária excelsa, reconhecida como a maior árvore de Natal natural da Europa. Esta árvore, que foi durante duas décadas o centro das celebrações natalícias, é agora preservada, evitando assim a exposição à carga luminosa intensa da época. Em alternativa, a cidade investiu numa árvore de Natal 3D iluminada com tecnologia sustentável.

Comunidade e Consumo Consciente

Na cidade de Amesterdão, está em vigor uma campanha que consiste em oferecer “presentes de experiências”, como bilhetes para eventos ou passeios pela cidade, em vez dos tradicionais objetos materiais, promovendo assim um consumo mais consciente.

Em Viana do Castelo destacam-se duas iniciativas que têm vindo a acontecer nos últimos anos:

  1. Distribuição Gratuita de Pinheiros Naturais: Nos últimos anos, o município tem oferecido gratuitamente pinheiros naturais, recolhidos em áreas florestais onde ocorre uma regeneração excessiva de pinheiro-bravo. Esta prática ajuda a controlar o crescimento desordenado da espécie, ao mesmo tempo que proporciona aos habitantes um elemento tradicional e sustentável para a celebração natalícia.
  2. Reciclagem de Papel de Embrulho: Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) têm promovido uma campanha de reciclagem de papel de embrulho, colocando contentores específicos em várias zonas residenciais. Esta ação incentiva a população a depositar o papel de embrulho no local correto, evitando que este acabe nos contentores de lixo Além de promover a reciclagem, a campanha sensibiliza a população para a importância de uma gestão responsável dos resíduos, sobretudo numa época de maior consumo.

Conclusão

A combinação da tecnologia, com a promoção de práticas sustentáveis, mostra que é possível manter a tradição natalícia viva de uma forma mais sustentável. Este Natal “inteligente” e sustentável é um exemplo de como pequenas mudanças podem ter um grande impacto, criando um equilíbrio perfeito entre a magia do Natal e a necessidade de proteger o ambiente.

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias