No passado fim-de-semana, dias 8 e 9 de maio, decorreu a recoleção mensal dos seminaristas do Seminário Menor. Além disso, durante estes dias decorreu o encontro de pré-seminário, um acompanhamento para os jovens que pretendem entrar para o Seminário e talvez, um dia, tornarem-se padres.
Tanto para os seminaristas como para os pré-seminaristas, o fim-de-semana esteve repleto de momentos de oração, estudo, divertimento e reflexão.
No sábado, o dia começou bem cedo, mais concretamente com a Eucaristia às 08h00 no Carmelo de Santa Teresinha, uma iniciativa recente, mas muito positiva, intensificando o contacto e a relação com esta comunidade da nossa Diocese. Após a celebração da Eucaristia, tivemos o encontro de direção espiritual com o Pe. Nuno Ventura, em que continuámos a abordar a recente Exortação Apostólica pós-sinodal Christus Vivit do Papa Francisco. A leitura desta obra do Santo Padre é importante, pois é dedicada aos jovens, apresentando-nos uma Igreja atual/nova, em que a presença dos jovens é de uma importância extrema, dado que, como diz Francisco, “não podemos limitar-nos a dizer que os jovens são o futuro do mundo: são o presente, estão a enriquecê-lo com a sua contribuição” (Christus Vivit, 64). Ainda da parte da manhã, antes do almoço, tivemos, mais uma vez, a oração do terço, desta vez inspirado na Jornada Mundial da Juventude, que celebraremos em Portugal, em 2023.
Da parte da tarde, o dia foi dedicado sobretudo ao desporto e aos bons hábitos alimentares. Após a refeição, juntamente com os pré-seminaristas, houve um jogo de futebol no pavilhão desportivo, de modo a melhorar as nossas capacidades físicas. Numa segunda parte, tivemos um encontro com a Dra. Mariana Alves, que é nutricionista e veio trazer-nos ideias para conseguirmos incluir um maior número de legumes na nossa alimentação.
Ao longo do encontro, a Dra. apresentou-nos algumas receitas que, posteriormente, com a sua ajuda e a dos formadores, foram confecionadas por nós, para serem saboreadas mais tarde, ao lanche. Esta iniciativa acontece apenas pela segunda vez, mas tem sido muito interessante, sendo uma das que mais tenho apreciado, pois nos dias de hoje nota-se, cada vez mais, que as pessoas têm uma má alimentação. Ao final do dia, após o jantar, foi tempo de relaxar com um pequeno jogo chamado “Quem quer ser Seminarista?”, um jogo de questões sobre cultura, que contribuem para o nosso conhecimento sobre a sociedade.
No Domingo, tivemos a celebração da Eucaristia na Paróquia de Monserrate. Após o almoço, despedimos-mos dos pré-seminaristas e tivemos a tarde dividida entre tempo livre e de estudo. Após o jantar, o dia terminou, mais uma vez, com a oração do terço, principalmente neste mês, associando-nos ao Santo Padre e ao mundo inteiro nesta maratona de oração pelo fim da pandemia que vivemos.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.