ULSAM encerra inquérito por suspeita de assédio sexual após mais de um ano

O inquérito interno instaurado a um enfermeiro diretor do Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, por suspeitas de assédio sexual em contexto laboral foi arquivado sem aplicação de qualquer sanção disciplinar. A decisão foi tomada pelo conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e comunicada esta semana, mais de um ano após a abertura do processo.

Notícias de Viana
10 Fev. 2026 2 mins

Em comunicado, a defesa do enfermeiro adianta que o arquivamento foi comunicado “laconicamente, por e-mail”, sublinhando que não se provaram os factos que estiveram na origem da instauração do inquérito. “O conselho de administração delibera concordar com o arquivamento do processo de inquérito, por não se terem provado os atos que estiveram na origem da sua instauração, não havendo lugar à aplicação de qualquer sanção disciplinar”, lê-se na nota.

O processo de inquérito interno, com caráter de urgência, foi instaurado a 31 de janeiro de 2025, tendo sido nomeado um instrutor externo à instituição. No próprio dia, o enfermeiro colocou o cargo à disposição, depois de ter sido designado pelo Governo, em Conselho de Ministros, para integrar o conselho de administração da ULSAM, para um mandato de três anos como enfermeiro diretor.

Segundo a defesa, o profissional manifesta agora “total disponibilidade” para assumir funções no conselho de administração da ULSAM. No mesmo comunicado, é também referida a demora na conclusão do processo, sublinhando que se tratava de um inquérito com caráter de urgência e que a situação terá causado “danos significativos” ao enfermeiro. A deliberação de arquivamento foi tomada na última quinta-feira, em reunião do conselho de administração.

A defesa sustenta ainda que o processo não terá sido desencadeado por uma queixa direta da alegada vítima, mas impulsionado por “um terceiro, médico a prestar serviço na ULSAM”. Desde a instauração do inquérito, o enfermeiro manteve-se em silêncio público “para preservar o bom nome da ULSAM”.

c/Lusa

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias