A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou, no dia 04, o nível 1 do plano de contingência. Contudo, os serviços assistenciais ligados à consulta, à cirurgia e ao internamento estão a funcionar com normalidade.
A ULSAM referiu que esta decisão visou “antecipar a maior afluência de utentes aos serviços de urgência devido às infeções respiratórias prevalentes neste período do ano”. “Os serviços de urgência estão a funcionar com tempos de espera adequados a cada nível de prioridade clínica”, esclareceu, explicando que a ativação do plano de contingência “implicou a transferência de cerca de uma dezena de utentes para unidades do setor privado e social”.
Em causa, estão “utentes com alta clínica, mas que aguardam uma resolução da sua situação a nível social, nomeadamente vagas na rede de cuidados continuados”, acrescentou.
Estes utentes foram transferidos para o hospital privado Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, distrito do Porto, “conforme previsto e protocolado”.
A ULSAM esclareceu ainda que “as alterações ao nível de contingência dependem sempre da evolução da situação, mas serão sempre pensadas para prestar a melhor assistência possível à população do Alto Minho”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.