O concelho de Viana do Castelo recebeu, entre janeiro e abril, mais de 45 mil hóspedes. Ou seja, “23% mais do que no mesmo período do ano de 2019, e 23% mais do que em 2022”. Os dados são avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, em termos de total de dormidas em Alojamento Turístico (que inclui hotelaria, alojamento local com dez ou mais camas, e Turismo no Espaço Rural), Viana do Castelo alcançou, nos primeiros quatro meses de 2023, níveis 16% superiores aos anteriores à pandemia Covid-19, com a subida do número de dormidas de 66.674 de janeiro a abril de 2019, para 77.447 no período homólogo de 2023.
Nestes quatro primeiros meses de 2023, registou-se também mais de 4,6 milhões de euros de proveitos totais e mais de 3,4 milhões de euros de proveitos de aposento. “Este início de ano evidencia, assim, uma relevante capacidade de recuperação do turismo e a forte atratividade do município, um dos mais visitados na região Norte de Portugal, seja pela história, pela paisagem natural, pela gastronomia e vinhos, ao que se junta a arte de tão bem receber”, afirma a autarquia em comunicado.
… mas ainda sem taxa
No final do mês de maio, o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, deu nota que o processo de decisão de implementação da taxa turística, de 1 a 1,5 euros, no município, ainda está a decorrer, e a sua entrada em vigor não deverá acontecer ainda este ano. “Vai ser difícil, porque temos de fechar agora o regulamento. Tem de ir à Assembleia Municipal, voltar à Câmara e ser publicado, de maneira que este ano vai ser complicado”, disse, revelando que a taxa avançará quando houver “as condições formais e também as condições do sector o permitirem”.
Em causa está uma taxa de dormida no valor de um euro na época baixa e de 1,5 euros na época alta. A proposta de levar o projeto a discussão pública foi aprovada em outubro de 2022, com os votos da maioria PS e da vereadora da CDU. Já o PSD e CDS-PP votaram contra.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.