Exclusivo Vida e Cultura

Tráfico de droga no Alto Minho: 212 processos em 2024. Heroína e ecstasy em alta no país

O tráfico de droga, no distrito de Viana do Castelo, registou uma descida nos primeiros meses de 2025, com apenas 43 processos crime até 20 de maio, face aos 212 registados em todo o ano de 2024. Já a nível nacional, o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2024 aponta para uma redução global de ocorrências e detenções por tráfico, mas alerta para o aumento expressivo das apreensões de heroína (+127,7%) e ecstasy (+138,3%).

Micaela Barbosa
27 Mai. 2025 2 mins

Segundo o Comando Territorial de Viana do Castelo, também a quantidade de estupefacientes apreendida caiu, de 8.290,71 gramas (2024) para 494,21 (até 20 de maio de 2025).  

A nível local, a GNR não detalhou quais são as substâncias mais traficadas no Alto Minho. No entanto, o RASI de 2024 identifica a cannabis, a cocaína, a heroína e as drogas sintéticas como as principais drogas em circulação no território nacional. “As drogas mais consumidas e traficadas internamente continuam a ser a cannabis, quer na forma de haxixe, quer na forma de folhas, a cocaína (cloridrato e crack), a heroína e as drogas sintéticas”, especifica o documento, explicando que estas substâncias chegam ao país pelas vias aérea e terrestre e que, “nos últimos anos, a via postal tem vindo a ser crescentemente utilizada pelas organizações criminosas e por trafi

Para continuar a ler este artigo

Torne-se assinante e tenha o poder da informação do seu lado.

  • Edição Digital 2 meses

    5,00 Subscrever
  • Edição Digital Anual

    25,00 Subscrever
  • Edição Digital + Edição Papel Anual

    35,00 Subscrever
  • Cancele quando quiser Saber Mais

    Em Destaque

    Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

    Opinião

    Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

    Explore outras categorias