Os Arciprestados da Diocese de Viana do Castelo celebraram o XXII Viana Jovem (Dia Mundial da Juventude) com várias iniciativas, que contaram com a participação de centenas de jovens.
Tivemos momentos muito divertidos no dia de hoje. A existência de interações com os outros jovens que não conhecíamos, proporcionou-nos uma troca de experiências. O peddy papper fez com que tivéssemos um maior conhecimento das JMJ (Jornada Mundial da Juventude) já passadas.Gostámos da Eucaristia, em que pudemos aprender novas canções e também a cantar o hino da JMJ 2023.
Ana Maria, Rita e Tomás, de Seixas, Arciprestado de Caminha
Em Ponte de Lima, a tarde de sábado foi dedicada ao convívio e partilha da fé cristã. Jovens das diversas Paróquias juntaram-se para realizar um peddy paper, em que foram distribuídos por quinze grupos; cada grupo representava um local onde as JMJ já foram realizadas. Juntos, passaram por diferentes pontos da vila para resolver os vários desafios e recolher as diferentes peças do tangram, que no final iriam formar um quadrado. Nos diferentes postos, depararam-se com diferentes desafios, desde perguntas sobre JMJ e alguns versículos da Bíblia, os quais eram indicados em cada posto. A atividade permitiu não só aprofundar o conhecimento dessas passagens, como saber curiosidades sobre as antigas JMJ realizadas nos diferentes países. Houve momentos de oração e cânticos de fé. Foi uma dinâmica muito bem organizada, que proporcionou muitos sorrisos e momentos de reflexão aos seus participantes. O dia terminou na Matriz, onde houve uma Vigília para encerrar o dia maravilhoso que foi vivido e partilhado por todos.
Juliana Baptista, de Vitorino dos Piães, Arciprestado de Ponte de Lima
Os jovens de Viana reuniram-se e gritaram numa só voz. Neste passado sábado, no dia mundial da juventude, os jovens foram chamados ao XXII Viana Jovem para uma tarde de convívio. Na entrada eram convidados a escrever uma mensagem num pano branco para marcarem a sua presença. Logo o encontro começou com música, dança e muita cantoria. Imediatamente se soltou no ar uma onda de alegria e boa disposição. Os testemunhos de quem já esteve presente nas JMJ anteriores não deixaram ninguém indiferente. Todos ficamos em ânsias para embarcar numa aventura destas também! Mais tarde o Peddy Paper serviu para promover a integração dos jovens de diferentes freguesias, já que os grupos foram escolhidos em sorteio para deixar a “Divindade” formar novas amizades. A oração taizé foi a acalmaria que todos precisavam para a reflexão do dia.No final, todos fomos para casa com as almas mais sorridentes.
Teresa Coutinho, Arciprestado de Viana do Castelo
Nunca tinha participado em algo relacionado com a Jornada. Foi a primeira vez e foi uma experiência espetacular. Houve muita adesão por parte dos jovens do Arciprestado. A tarde teve vários momentos, em que realizámos várias atividades, desde jogos, danças e orações; aí conseguimos criar ligação com outros jovens e ter momentos de partilha e amizade. No Domingo, já na Paróquia de S. Romão de Neiva, foi celebrada Eucaristia em honra do nosso padroeiro, S. Romão, em que o COP (Comité Organizador Paroquial) participou. Como responsável pelo COP de S. Romão de Neiva, juntamente com os outros movimentos da comunidade assumi o compromisso de sermos evangelizadores, sendo, no nosso caso, em relação aos jovens.
Isabel Dias de S. Romão de Neiva, Arciprestado de Viana do Castelo
Neste sábado, 20 de novembro de 2021, alguns jovens das comunidades paroquiais de Paredes de Coura reuniram-se para celebrar a XXII edição do “Viana Jovem”. Também acolheram com muita amizade os jovens da Paróquia de Nª Senhora das Neves, do Arciprestado de Arcos de Valdevez.Com este momento de convívio e amizade, tivemos tempo para falar um pouco sobre a JMJ, mas também para refletir sobre o que é ser cristão e sobre o que significa, para nós, fazer parte de uma comunidade que espalha o Evangelho pelo mundo. Fomos também postos à prova, os nossos conhecimentos e capacidades, criando um espirito de união entre nós, jovens, que é exatamente o propósito destas jornadas.Gostei muito desta experiência, espero um dia poder voltar a repetir e, possivelmente, vir a participar no encontro da JMJ que, em 2023, se realizará em Lisboa.
Maria Laureano Sousa, Arciprestado de Paredes de Coura
Esta atividade permitiu-nos conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e conhecer um pouco melhor a nossa terra, o nosso concelho. Foi uma atividade divertida e enriquecedora.
Flávia Grova, Arciprestado de Monção
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.