Tão grande como os maiores

Carlos Costa
12 Dez. 2025 4 mins
Carlos Costa

Este fim de ano está repleto de boas notícias para a Cultura e para o Património do Alto Minho. Poderiam ser mais, mas deixo apenas duas notas. Duas notas que fazem dos Alto Minhotos, “tão grandes como os maiores”.

No início deste mês, a vila de Ponte de Lima esteve em destaque na edição dos Prémios Património Ibérico, ao ver o projeto “Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima”, ser distinguido com o prémio de “Melhor Projeto de Parceria”, um dos seis prémios atribuídos na Bienal Ibérica do Património Cultural, que este ano decorreu na vila de Sintra.

O projeto foi avaliado por um júri internacional, tendo sido eleito num universo de 60 candidaturas, por “valorizar e dar visibilidade às casas históricas da vila, aproximando a comunidade ao património local e promovendo a sua preservação”. Os Prémios Património Ibérico foram criados para distinguir as Boas Práticas no sector do Património Cultural Ibérico, “premiando entidades e profissionais portugueses e espanhóis que se destacaram pela excecionalidade dos seus projetos”. É apenas a segunda vez que este certame premeia um projeto do Alto Minho, depois de em 2021, o projeto “De Geração em Geração” da empresa Atelier SAMTHIAGO, de Viana do Castelo, ter sido galardoado com o “Prémio Património PT”.

O projeto “Vínculos com (a) História” é fruto de uma parceria entre o Município de Ponte de Lima, o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL, a TURIHAB, a PATRIMONIUM, um conjunto de proprietários de casas históricas da Ribeira Lima e – a mais importante, na minha opinião – a Escola Secundária de Ponte de Lima, sendo que cerca de 50 estudantes puderam participar do projeto. Formar em Património é garantir que a nossa cultura é preservada e valorizada. Sem formação e educação patrimonial, poderemos colocar em causa o nosso futuro enquanto comunidade.

O projeto teve como objetivo a abertura ao público de inúmeras casas históricas da Ribeira Lima, algumas delas nunca visitadas e/ou abertas à população. Foram recebidos cerca de 1500 visitantes, tendo as visitas sido guiadas pelos proprietários das casas, com a colaboração dos estudantes da Escola Secundária. Na página de Youtube da VINCULUM é possível ver um pequeno documentário que descreve o projeto. Fica o convite. A não perder!

Outra sugestão – a minha segunda nota – é a visita obrigatória à exposição  “Ah Amália Living Experience“, em Viana do Castelo. Uma exposição única, a primeira em tour, premiada já como “Melhor Nova Atração Turística da Europa”, em 2025, pela World Travel Awards. A não perder, e com entrada gratuita, até 31 de dezembro.

“Ah Amália Living Experience“, não é, segundo a direção de produção do evento, uma exposição. “É uma experiência imersiva”. E bem. Mas eu vou continuar a chamar exposição. É mais fácil. Perguntar a alguém se “já foi ver a exposição da Amália que está no Shopping?”, não é a mesma coisa que perguntar se “já foi sentir a experiência imersiva que está disponível do Espaço Cultural Linha Norte?” Há que descomplicar!

Mas o que é afinal uma experiência imersiva? É o envolvimento completo do visitante. É a ativação de todos os nossos sentidos. Não vamos apenas observar ou contemplar a exposição. Vamos fazer parte dela. Vamos ver, ouvir, sentir. E para isso teremos oito instalações temáticas, onde destaco a sala 360° com videomapping e o filme de realidade virtual.

Em julho de 2024, neste mesmo espaço de opinião, reclamei grandes eventos culturais para Viana do Castelo. Eventos com grande projeção, que pudessem trazer grandes públicos, como Amália Rodrigues ou Gustave Eiffel. Nada melhor pois, que ter celebrado o 27 de novembro, dia de aniversário da declaração do Fado como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, com a inauguração desta exposição em Viana do Castelo.

Fica o desafio para que se continuem a planear e a realizar assiduamente grandes eventos culturais, incluindo a grande exposição de Gustave Eiffel, em 2028, ano em que celebraremos os 150 anos da nossa “Ponte Velha”!

Termino desejando aos nossos leitores um Bom Natal e um Feliz 2026!

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias