A Paróquia de Santa Eulália de Venade tem uma ermida no alto do Monte de Santo Antão, que integra uma das mais deslumbrantes vistas sobre a Foz do Rio Minho e o Oceano Atlântico. A capelinha é dedicada ao Pai do Monaquismo, Santo Antão, invocado no mundo inteiro como protetor dos animais.
No Domingo anterior do seu dia litúrgico (17 de janeiro), são ali levadas criaturas para serem abençoadas por intercessão do Santo Eremita.
Nesta capelinha edificada longe das casas (por isso chamada ermida), é construído todos os anos, no Tempo do Advento, um presépio que é desmanchado no dia da bênção dos animais (normalmente no Domingo do Batismo do Senhor). Esse presépio tem o condão de ser constituído pelas figuras da Sagrada Família de Nazaré e por inúmeras imagens de vários animais: vacas, bois, búfalos, porcos, ovelhas, cabras, cavalos, gansos, galinhas, coelhos, burros, pássaros… Não há pastores, nem magos, nem soldados… só criaturas! Esta peculiaridade deve-se ao facto de o patrono da casa e guardião do monte ser o advogado dos animais.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.