A Paróquia de S. Pedro e S. Paulo de Serreleis, Arciprestado de Viana do Castelo, vai, no dia 1 de fevereiro, celebrar o 1º aniversário da inauguração do Órgão de Tubos com um concerto levado a cabo por Filipe Veríssimo.
O concerto, cujo programa inclui a Fantasia e Fuga em Sol Menor de J. S. Bach e a Sonata para órgão em Ré Maior de Marcos Portugal, faz parte de um protocolo entre a Paróquia de Serreleis e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que apoiou a aquisição do órgão com 7.500 €, no âmbito do programa “Valorizar o Património”, em que a Paróquia se compromete a disponibilizar as instalações e o órgão de tubos para fruição cultural da comunidade, através de três concertos anuais, a realizar durante cinco anos.
Mestre Capela e organista titular da igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, Filipe Veríssimo é formado em Música Sacra pela Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa UCP), tendo prosseguido os estudos de órgão em Paris com Olivier Latry e Eric Lebrun. É atualmente docente da Escola das Artes da UCP, Mestre Capela honorário da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, coordenador artístico do Ciclo de Música de São Francisco e dos Ciclo de Concertos de Órgão da Sé Catedral do Porto e da Igreja da Lapa, e Consultor da Santa Casa da Misericórdia do Porto para a área da Música Sacra.
Recorde-se que o órgão de tubos da Paróquia de S. Pedro e S. Paulo de Serreleis foi benzido o ano passado numa cerimónia presidida por D. Anacleto Oliveira, e que contou com um concerto inaugural do organista italiano Enrico Viccardi.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.