Seminário em Ponte de Lima propõe mudança cultural nas escolas 

O Auditório da Escola Secundária de Ponte de Lima recebe, esta terça-feira, 22 de outubro, a partir das 15h00, o seminário “Descobrir e Desenvolver o Talento Inato – O Método Geniotipo na Educação”. A iniciativa, promovida pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), pretende “colocar em debate novas abordagens para uma educação mais personalizada e centrada no aluno”.

Notícias de Viana
21 Out. 2025 1 min

O Método Geniotipo, desenvolvido pela Fundação Geniotipo, uma entidade sem fins lucrativos com respaldo científico, oferece ferramentas práticas para identificar o talento inato de cada criança, promovendo não só o seu desenvolvimento académico e emocional, como também uma melhor convivência em contexto escolar.

“A presente ação insere-se no compromisso com o desenvolvimento profissional dos educadores e com a promoção de uma educação mais inclusiva, personalizada e centrada no aluno. Por isso, pretendemos capacitar os professores a reconhecerem os diferentes estilos de aprendizagem e expressão criativa, promovendo uma mudança cultural nas salas de aula”, afirma Júlia Azevedo, presidente do SIPE, que abre a sessão.

O seminário contará ainda com a participação de Tony Estruch, criador do Método Geniotipo, e de Rita Salgueiro, embaixadora da Fundação Geniotipo para Portugal e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que irão apresentar estratégias para integrar a pedagogia do talento no quotidiano escolar. Madalena Macedo, diretora do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, também integra o painel.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias