O Secretariado Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de Viana do Castelo desenvolveu uma campanha de recolha de manuais e material escolar para Cabo Verde, no final do ano letivo 2019/2020. A iniciativa, intitulada “EMRC, Rostos de Esperança – Rostus di sperança”, visou “ajudar os responsáveis na implementação da disciplina e criar melhores condições no acesso à educação”.
De acordo com o Secretariado, “o acesso à educação é encarado como um dado adquirido”, mas, para as crianças em Cabo Verde, “é o caminho para a saída e mudança da sua condição, na maioria dos casos de pobreza”. “Graças à colaboração que estamos a prestar para implementação da EMRC em Cabo Verde, pudemos verificar in loco as condições destas crianças no que concerne ao acesso a este direito. Existe um grande esforço para proporcionar às crianças do arquipélago uma educação de qualidade, mas, quando os recursos são escassos, todos os esforços são poucos”, pode ler-se numa nota explicativa.
Os materiais recolhidos já foram enviados e entregues às crianças. “Cientes de que as necessidades continuam”, o Secretariado, para além da recolha de materiais e o seu envio no final deste ano letivo e início do próximo, vai ainda promover uma recolha de fundos que permitirão “ajudar na aquisição de manuais da disciplina, aliviando o peso da aquisição dos manuais no orçamento das famílias dos alunos beneficiados”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.