No início da tarde do dia do Sagrado Coração de Jesus, decorreu, no Santuário dedicado à mesma invocação, o encontro de Zeladores do Apostolado da Oração, orientado pelo Pe. Manuel Moreira, antigo Promotor Diocesano da Rede Mundial pela oração do Papa.
Na reflexão que deixou, motivando os participantes a “beber da fonte do Coração de Jesus”, do “Cristo de coração rasgado”, procurou, a partir da exploração das 7 alegrias e 7 tristezas de S. José, indicar quais as 7 alegrias e 7 tristezas do Coração de Jesus, exortando, no final, os participantes a formar grupos coesos e unidos e não grupos sedentos e buscadores de protagonismo.
Ao Notícias de Viana, o Pe. Paulo Emanuel Martins Dias, atual Promotor Diocesano do Apostolado da Oração, referiu que, por a sua nomeação ter sido das últimas de D. Anacleto, foi “a primeira vez” que orientou este encontro, explicando que o mesmo se destinou “aos Zeladores e Zeladoras do Apostolado da Oração, que está inserido na quase totalidade das Paróquias, onde existem centros, o com objetivo de que estes mesmos Zeladores e Zeladoras dinamizem, dentro das comunidades, este espírito de oração para chegarem a todas as pessoas e associados, que são cristãos que tentam viver a sua vida à maneira do Coração de Jesus, fazendo da sua vida um apostolado pela oração”.
Nesta linha, reforçou, ainda, que os Zeladores e as Zeladoras devem procurar estudar a temática mensal proposta pelo Papa, para, posteriormente, serem testemunhas e levarem a mensagem a cada associado, mormente através de uma pequena folha mensal.
O Pe. Paulo Emanuel afirmou ainda que, neste tempo de pandemia, se tentou reforçar a presença nas redes sociais, “o que permitiu chegar a mais gente”, mas focou, por outro lado, a tentativa de o movimento se dirigir aos jovens, em particular, por meio de duas propostas, o click to pray e o passo-a-rezar.
Testemunha, também, da vida do Apostolado da Oração é Angelina Lima, Zeladora na Paróquia de Santa Maria Maior, Arciprestado de Viana do Castelo, há cerca de 20 anos. Destaca, acima de tudo, a entrega do boletim mensal aos associados, assim como a Missa das primeiras sextas-feiras e o mês de junho, como sinal da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e afirma que o que a motivou a ser Zeladora foi o facto de querer levar os outros a sentir o mesmo amor que sente pelo Sagrado Coração de Jesus.
Houve, ainda, um tempo de adoração eucarística destinada a Zeladores. A reunião, programada para o albergue do Santuário, decorreu no Templo, por motivos de segurança e por o número de presenças ser elevado.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.