O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, situado no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi elevado a Basílica Menor por decisão do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, através de decreto assinado pelo Prefeito, Cardeal Arthur Roche, com data de 27 de junho de 2025.
O anúncio foi feito com “enorme alegria” por D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, que vê reconhecido o valor histórico, litúrgico e pastoral deste santuário. “Sentimo-nos gratos por ver atendido o nosso pedido e somos estimulados a progredir na vivência da comunhão e na prática da caridade, alicerçados numa fé firme e numa esperança inabalável que nos vem de Jesus Cristo”, escreveu numa mensagem.
Este reconhecimento acontece em pleno tempo de preparação para o Jubileu da criação da Diocese de Viana do Castelo, fundada em 1977. Para D. João Lavrador, a concessão do título representa “um impulso” a progredir “sempre mais na renovação das comunidades cristãs à luz do Evangelho”, orientados pelos sinais dos tempos e pela doutrina do Concílio Vaticano II.
Segundo o decreto do Dicastério, o título de Basílica Menor é concedido a esta “importante igreja” com o objetivo de “intensificar e promover, através de um especial cuidado litúrgico e pastoral, a sua ligação com a Igreja de Roma e com o Santo Padre”.
Com esta elevação, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus é chamado a tornar-se ainda mais um espaço de referência para a celebração “digna e frutuosa” da Eucaristia e dos sacramentos, em particular da Reconciliação, bem como um lugar privilegiado de recolhimento e oração para todos os que ali se deslocam ou peregrinam.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.