Branda da Aveleira - Lagoas de Bertiandos - Aldeia de Pontes - Cascata do Pincho
Branda da Aveleira
A Branda da Aveleira, uma das muitas brandas existentes nas zonas mais altas da região, é utilizada desde o século XII, na altura da Primavera e do Verão, como branda de pastoreio. Localizada nas imediações do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nos limites dos concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez, era para aqui que, todos os anos, na altura mais quente do ano, os brandeiros subiam com os seus rebanhos, deixando os terrenos situados a altitudes mais baixas disponíveis para o cultivo do milho e do feijão. Facilmente afiguramos estes campos verdejantes apinhados de gado ovino, bovino, cavalar e até caprino.
Por volta dos anos 60 e 70, a emigração deixou a aldeia semi-abandonada mas, anos depois, os habitantes voltaram, aproveitando fundos comunitários para requalificar as suas habitações para turismo de aldeia. Actualmente, podemos aqui encontrar cerca de oitenta cardenhas (11 recuperadas para Turismo) – pequenas construções rústicas em pedra onde os brandeiros pernoitavam, sendo o piso inferior destinado ao gado, o que permitia aquecer o andar superior.
Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
Abrangendo várias freguesias do concelho de Ponte de Lima, numa região marcadamente rural e em que os valores ambientais e patrimoniais se conjugam em pleno, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, é um marco nacional em termos de educação ambiental e de preservação da natureza. Declarada Zona Húmida de Importância Internacional, pela raridade dos seus habitats e pela elevada biodiversidade que sustenta, a Área Protegida desenvolve-se em torno de duas lagoas e margens do rio Estorãos, numa área total de cerca de 350 ha. Com infraestruturas ímpares de apoio nas mais diversificadas áreas, 25 km de ecovias com percursos distintos, com torres e postos de observação, devidamente sinalizados e apoiados por publicações educacionais e explícitas, organização de visitas guiadas e disponibilização de audioguias com suportes informativos em pequenas brochuras.
Aldeia de Pontes
Localizada em pleno Parque Nacional Peneda e Gerês, a Aldeia de Pontes é uma tradicional Inverneira de Castro Laboreiro.
Desabitada há mais de 15 anos, estamos a devolver vida a esta aldeia, recuperando a agricultura tradicional, a criação de vacas raça cachena, a apicultura e reconstruindo 7 casas de forma a proporcionarmos uma confortável e inspiradora estadia a quem nos queira visitar.
O isolamento, a beleza natural envolvente, os trilhos para caminhadas e BTT, o Rio Laboreiro com as suas fantásticas cascatas e lagoas, a vida selvagem e todo o património construído (aqueduto, forno e moinho comunitário) conjugam-se para proporcionar excelentes momentos de relaxamento, desportos na natureza e muita tranquilidade e sossego.
Cascata do Pincho
O Pincho é o nome dado a várias lagoas e cascatas ao longo do rio Âncora que se localizam em S. Lourenço da Montaria. Contemplando uma beleza natural, rara e altamente apreciável, é normalmente visto como espaço turístico e lazer.
A grande curiosidade é que a Cascata do Pincho é composta por uma sucessão de quedas de água fresca e cristalina do rio Âncora – conhecidas como as Cascatas da Ferida Má, que têm uma origem essencialmente em aspetos litológicos (rochosos). E, a inclinação do leito do rio está relacionada com a variação do nível do mar e pelo levantamento tectónico.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.