Roteiro: Museus

Museu do Brinquedo - Arte na Leira - Museu do Cinema - Colónia Agrícola 

Micaela Barbosa
22 Ago. 2024 4 mins

Museu do Brinquedo

Este espaço apresenta uma coleção de cerca de 2000 brinquedos, selecionados entre 30 mil peças, todas do colecionador Carlos Anjos. Do início do século XIX a 1986, data da adesão de Portugal à Comunidade Europeia, deslumbre-se com muitas raridades. Aqui pode ver peões, bonecos em pasta de papel, soldadinhos de chumbo, comboios, quase tudo de fabrico nacional. O museu é para todas as idades. Para as crianças de hoje e do passado. Recorde o universo infantil, desde as rocas aos carros a pedais, percorrendo o mundo dos plásticos até aos bonecos em pvc. Os contextos são vários e ajudam-nos a perceber o caminho do brinquedo português ao longo dos anos. No final da visita, após rever 100 anos da história do brinquedo, continue o passeio pelos jardins do Arnado e pela histórica vila de Ponte de Lima. O Museu do Brinquedo Português encontra-se do outro lado da ponte romana, no Largo da Alegria, Além da Ponte, em Arcozelo.

 

Arte na Leira

A Casa do Marco, em Arga de Baixo, nos meses de julho e agosto, transforma-se numa magnífica galeria, onde convivem artes como a pintura, escultura, cerâmica, fotografia, vidro, tapeçaria e outras.

A iniciativa pertence ao pintor Mário Rocha, o “dono” da casa e mentor de uma exposição de características inéditas, que soma sucessos desde a primeira edição, em 1999.

As marcas da ruralidade, ainda genuínas na Serra d’Arga, combinam-se na perfeição com a criatividade dos artistas, atraindo à serra centenas de pessoas.

Este evento, onde a universidade da cultura e as raízes de uma região coexistem numa harmonia perfeita, é marcado também pela animação, pelo convívio e por muitas e boas surpresas.

Museu do cinema

Localizado na zona histórica de Melgaço, mais propriamente no edifício da antiga guarda-fiscal, este espaço reúne um vasto espólio doado ao município por Jean-Loup Passek – que lhe empresta o nome. Passek dirigiu o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, e foi diretor do Festival de Cinema de La Rochelle. É esta paixão de Passek pelo cinema e pela Vila de Melgaço que nos permite, actualmente, desfrutar desta original colecção, que demorou cerca de cinco décadas a compilar.

Passando de sala em sala, saltam-nos à vista milhares de cartazes e fotografias, máquinas do tempo do cinema mudo, equipamentos mais modernos e muitos, muitos filmes. Para além de uma zona de exposição permanente, o espaço oferece ainda um pequeno auditório e espaços dedicados a exposições temporárias. Dedique uma atenção especial à exposição do Pré-cinema, onde se deleitará com objectos raros e originais, como as lanternas mágicas, os lampaescópios, os fenakistiscópios e os praxinscópios.

Colónia Agrícola

A colónia agrícola de Vascões, no concelho de Paredes de Coura, é a última que o Estado Novo lançou para “impulsionar a produção da batata” em Portugal. Foi desenhada para acolher dez famílias “idóneas” que concorreram a um concurso, em que cada uma recebeu uma casa mobiliada, utensílios de agricultura, uma parcela de terreno e um cheque de dez contos, na moeda antiga. Hoje, a escola primária e a residência do professor são, desde 2007, as instalações do Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA) de Corno de Bico, que integra ainda um edifício com “o espírito” da localização da colónia.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias